07 de agosto de 2024
Turismo

Passeio virtual traz imersão no Parque Nacional Serra da Capivara; saiba como acessar

O projeto permite ver, em detalhes, as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões do parque
Passeio apresenta dezenas de imagens, em 360 graus, de paredões, mirantes, rochas esculpidas pelo tempo. (Foto: Divulgação).
Passeio apresenta dezenas de imagens, em 360 graus, de paredões, mirantes, rochas esculpidas pelo tempo. (Foto: Divulgação).

O Parque Nacional Serra da Capivara agora conta com um passeio virtual gratuito que dá a oportunidade de conhecer o acervo geológico, arqueológico e a biodiversidade dessa unidade de conservação. O projeto permite ver, em detalhes, as pinturas rupestres gravadas nos diversos paredões, por meio de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil.

A ideia é disponibilizar imagens e linguagem acessível, para complementar a experiência dos visitantes. “Essa visitação virtual dá um acesso global das pessoas do mundo inteiro a essa experiência. Depois, pode instigar uma visita presencial”, ressalta Marian Rodrigues, chefe do parque. O passeio pode ser feito pelo portal do Serviço Geológico do Brasil.

São dezenas de imagens, em 360 graus, de paredões, mirantes, rochas esculpidas pelo tempo. O passeio virtual dá a sensação de um sobrevoo no parque bastante conhecido nacionalmente. São dezenas de imagens, em 360 graus, de paredões, mirantes, rochas esculpidas pelo tempo. O passeio virtual dá a sensação de um sobrevoo.

Em São Raimundo Nonato, cidade que serve de porta de entrada para o Parque, a Fundação Museu do Homem Americano também oferece vídeos online com modelos interativos, feitos com escaneamento tridimensional dos registros rupestres.

História do parque

Desde 1991, o parque é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No ano de 1993, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na categoria Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O espaço apresenta a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, contando com mais de mil sítios cadastrados, dos quais mais de seiscentos com pinturas rupestres e cerca de 170 abertos à visitação.


Leia mais sobre: / / / Variedades

Comentários