Para celebrar o Dia do Cerrado, a Prefeitura de Goiânia e a Federação Goiana de Ciclismo promovem um passeio ciclístico no próximo dia 11 de setembro, domingo. O evento terá largada na Praça Félix de Bulhões, na divisa do Parque Anhanguera com o Jardim Europa, às 9h. Os ciclistas seguirão pela T-63 e, ao longo do percurso, em momentos diferentes, o prefeito Paulo Garcia vai inaugurar a cicloponte e ciclovia implantadas na avenida e, mais adiante, a ciclofaixa do Jardim Botânico.
Com o tema “Cerrado e Vida”, o passeio tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o Cerrado, um dos principais biomas do país, que ocupa aproximadamente 22% de todo o território nacional. Além disso, a atual gestão quer incentivar o uso de bicicletas nas vias de Goiânia.
Atualmente, a Capital já tem 72,74 quilômetros de trechos cicloviários entregues pelo prefeito Paulo Garcia. Quando assumiu a administração do município, os ciclistas tinham pouco mais que cinco quilômetros de vias preferenciais. Até o final de seu mandato, em dezembro, o gestor terá entregue 102,48 quilômetros de espaços dedicados aos ciclistas.
“Nossa gestão sempre se preocupou com as futuras gerações. Quebramos paradigmas e implantamos um novo conceito de administração da cidade. Os projetos de mobilidade da nossa administração prezam pelo compartilhamento das vias com as pessoas, bicicletas, transporte coletivo e automóveis, tendo como foco a qualidade de vida do goianiense do futuro”, destacou o prefeito.
Segundo Paulo Garcia, com os investimentos da atual administração, o compartilhamento seguro das vias urbanas com as bicicletas já é uma realidade. “Apostamos na mobilidade para melhorar o acesso das pessoas à cidade. Sabemos que a bicicleta pode substituir os automóveis para percursos de curta e média distância e é um modo de transporte que não polui e não degrada a cidade e melhora a saúde”, afirma.
Dário Paiva, presidente da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), pasta responsável pelo passeio ciclístico “Cerrado e Vida”, diz que o evento é aberto a todos os goianienses com mais de 12 anos de idade. “Queremos que as famílias conheçam de perto mais esses espaços públicos para lazer e para a prática de atividades físicas”, destaca, informando que o ponto final do percurso é o Jardim Botânico.
Leia mais sobre: Cidades