Programada inicialmente para o dia 13 de maio, a adesão de empresas ao Passe Livre do Trabalhador foi antecipada para a próxima quarta-feira, dia 11 de maio. Inédito no Brasil, o modelo de assinatura mensal no transporte público coletivo, exclusivo para empresas, visa beneficiar empregados já cadastrados por cerca de 8 mil empresas da região metropolitana de Goiânia que adquirem Vale-Transporte mensalmente.
Para realizar o processo de adesão, basta acessar o site www.sitpass.com.br, atualizar o cadastro da empresa e dos seus trabalhadores, escolher o início da vigência da assinatura, finalizar com o aceite do Termo de Adesão à nova modalidade de assinatura. Empresas que ainda não compram vale transporte, mas desejam aderir ao Passe Livre do Trabalhador, devem seguir o mesmo passo a passo, mas ao invés de atualizar os dados da empresa e do empregado, devem realizar ambos cadastros no site Sitpass.
A retirada dos cartões dos empregados será feita pela empresa/empregador, na loja Sitpass, na Rua 4, Ed. Parthenon Center, Setor Central, Goiânia, 3 dias úteis após o cadastro dos trabalhadores. Os funcionários receberão seus novos cartões diretamente da empresa. A primeira via é gratuita.
A empresa que fizer os cadastros no dia 11 de maio, deve ir buscar seus cartões do Passe Livre do Trabalhador na loja Sitpass no dia 16 de maio e distribuí-los aos seus trabalhadores. Já a empresa que escolheu o início da vigência das assinaturas para o dia 1º de junho, poderá fazer a compra da assinatura a partir do dia 26 de maio e seu respectivo pagamento até o dia 30 de maio (Pix) ou até o dia 27 de maio (boleto/transferência), para que o benefício seja liberado aos seus funcionários na data da assinatura escolhida.
Valores e benefícios
As empresas que aderirem à nova modalidade irão adquirir as assinaturas por um valor unitário mensal fixo de R$ 180,00 por trabalhador. Em termos comparativos, este preço da assinatura mensal do Passe Livre do Trabalhador representa um desconto de 20% para os empregadores que atualmente compram, para cada trabalhador, 2 viagens por dia para uso em 6 dias da semana.
Com a nova modalidade, o trabalhador terá o direito, durante todos os dias do mês, a oito viagens diárias, abrangendo inclusive os finais de semana e feriados. A nova solução estará disponível para uso em todas as 281 linhas de ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), que é composta, atualmente, por 19 municípios.
Biometria
O Passe Livre do Trabalhador será pessoal e intransferível. Durante a utilização do cartão, serão registradas fotos do usuário, as quais serão comparadas com o cadastro e, caso o usuário não seja o titular do cartão, o benefício será bloqueado pela biometria facial por uso indevido por terceiros.
Passo a passo
Para aderir à nova modalidade de aquisição de vale transporte por assinatura mensal, o empregador deve seguir os seguintes passos, a partir do dia 11 de maio de 2022:
- Acessar o site Sitpass.com.br
- Atualizar o cadastro da empresa e dos seus trabalhadores
- Retirar os novos cartões na Loja Sitpass (Rua 4, Parthenon Center – Centro) e distribuir o novo cartão do Passe Livre aos trabalhadores (a 1ª via é gratuita);
- Fazer o pagamento das assinaturas dos trabalhadores mensalmente.
Outras informações
Toda empresa que possua CNPJ, com situação cadastral devidamente regular junto à Receita Federal poderá aderir ao Passe Livre do Trabalhador, independentemente do número de trabalhadores. Não será autorizado a venda para pessoas físicas.
Empresas que atualmente compram vale transporte pelo site Sitpass devem acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 11 de maio de 2022, atualizar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores, escolher o dia de vencimento da assinatura, retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados. Empresas que ainda não compram vale transporte pelo site Sitpass devem acessar o site a partir do dia 11 de maio de 2022, efetuar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores e retirar os cartões na Loja Sitpass.
Não há custo para a adesão nem para a utilização do site no cadastramento, solicitação ou renovação das assinaturas. O custo será apenas o valor fixo mensal da assinatura. Os cartões iniciam sua vigência de acordo com a data da assinatura definida pela empresa no ato da adesão e é válida por 30 dias. O cartão é de uso pessoal e intransferível e deve permanecer na posse do trabalhador, sendo bloqueado, pela Biometria Facial, em caso de uso indevido.
Leia mais sobre: CMTC / Passe Livre do Trabalhador / Redemob / região metropolitana de goiânia / Cidades