Em sessão que discutiu alterações no texto na madrugada desta sexta-feira (12/07), na Câmara dos Deputados, a maioria dos parlamentares optou por suavizar as regras de aposentadoria para policiais da união – ou seja, policiais federais, rodoviários federais, legislativos e civis do DF. Membros dessas corporações de outros estados não são contemplados.
Foi a votação de emenda mais expressiva até o momento: 467 votos a favor contra 15. O acordo foi costurado entre o governo e representantes da categoria. Parlamentares da oposição, como PCdoB, PT, Psol e Rede também apoiaram a medida. O Novo foi a única legenda que orientou voto contrário.
Com o novo acordo, a categoria poderá se aposentar com 53 anos (homens) e 52 anos (mulheres), com pedágio de 100% sobre o tempo restante para se aposentar pelas regras atuais o que significa que se faltarem dois anos para darem entrada no benefício hoje, precisarão de trabalhar pelo dobro do tempo, por exemplo.
A medida gerou uma enxurrada de críticas por parte de eleitores de Bolsonaro que alegam que o acordo irá desidratar a Previdência. Assim que a votação acabou começaram a subir a hashtag #PSLTraidor no Twitter.
Confira algumas reações:
#PSLtraidor esses caras acham que só políciais votaram neles! @cabojunioamaral votei em ti na próxima eleição vou procurar alguém que do Core sindicato dos representantes comerciais para votar pelos meus interesses! Também quero aposentar com 53 e salário integral.
— João Fernandes (@Joaofs19891) July 12, 2019
#PSLTraidor desidrataram a reforma para privilegiar uma categoria com salário inicial de R$19,427.79 #ReformaSemPrivilegios pic.twitter.com/Emsz7Qy4wJ
— MΔCIΣL??? (@macielclar) July 12, 2019
VERGONHOSO: Pegaram todo apoio das manifestações e jogaram pelo ralo. A reforma tem que ser justa para todos, mas pelo andar da carruagem só vai prejudicar os mais pobres. #PSLtraidor
— Ruhan Lucas (@ruh4nL) July 12, 2019
Idade de aposentadoria pós Reforma da Previdência graças a Esquerda, Centrão e PSL unidos:
– Pedreiro: 65 anos;
– Faxineira: 62 anos;
– Policial federal: 53 ANOS COM SALÁRIO INTEGRAL QUE PODE PASSAR DE R$ 20 MIL!!!
VERGONHA!!! #PSLtraidor!— Caneta #ReformaJá (@Desesquerdizada) July 12, 2019
Vocês traíram a confiança de 57 milhões de brasileiros que votou e foi nas ruas pedir reforma da previdência sem privilégios o PSL MORREU #PSLtraidor pic.twitter.com/w7YlNQtuEe
— Sheila Alves (@SheilaAF4) July 12, 2019
Leia mais sobre: Brasil