A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu na manhã desta sexta-feira (10/05) audiência pública sobre projeto do governo estadual em tramitação na Casa, que realiza uma série de mudanças no programa Passe Livre Estudantil. A iniciativa foi do deputado Talles Barreto (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, com apoio do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB). Além dos presidentes da Comissão e da Assembleia, a mesa contou com os deputados Coronel Adailton (PP), Lêda Borges (PSDB), Hélio de Sousa (PSDB) e Alysson Lima (PRB). Representantes estudantis como a coordenadora do Diretório Central dos Estdudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Letícia Scalabrini; a tesoureira da União dos Estudantes, Mariana Falone; a diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiás, Thaís Falone; e a diretora do Grêmio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Nair Mariza Silva também participaram do debate.
Talles Barreto aproveitou a oportunidade para destacar a importância de Lissauer para que a tramitação do projeto aconteça de acordo com os interesses da sociedade. O deputado que já havia se posicionado anteriormente em desfavor da nova proposta apresentada pelo Governo, ressaltou a importância da manutenção da Lei do Passe Livre. “Sabemos da importância que tem hoje o Passe Livre Estudantil em benefício das pessoas que estão formando sua educação e temos que dar à sociedade aquilo que ela clama.”
O presidente da Alego Lissauer também se manifestou contra o atual posicionamento do Governo e deixou evidente que está ao lado dos estudantes. Ele disse que vai lutar contra eventuais mudanças no programa do Passe Livre Estudantil que venham prejudicar a classe estudantil e os avanços na educação no Estado. “Queremos contribuir para a elaboração de um projeto alternativo que venha de fato contemplar as reivindicações dos estudantes em todos os níveis.”
Lissauer Vieira destacou a importância da mobilização organizada dos estudantes para se conseguir um projeto alternativo. Contudo, solicitou a compreensão deles com respeito às manifestações em Plenário no sentido de que respeitem o parlamentar que estiver fazendo uso da tribuna. “O Plenário é o nosso ambiente de trabalho, por isso contamos com a compreensão de vocês para que cada deputado tenha liberdade de manifestar o posicionamento com relação ao projeto em discussão e votação.”
O deputado Coronel Adailton (PP), vice-presidente da Comissão de Educação da Alego, também enfatizou a importância do tema em debate. “Não temos outro caminho a não ser investir em educação e fazer cortes no Passe Livre Estudantil é andar para trás que nem caranguejo”, afirmou. Ele lembrou que a Comissão de Educação vem trabalhando com determinação para chegar a um projeto que contemple efetivamente a classe estudantil, sem qualquer prejuízo para a gestão estadual.
A deputada Lêda Borges (PSDB), se posicionou de forma contrária ao projeto da forma que chegou à Alego, mas manifestou a convicção de que será encontrada uma alternativa que contemple as partes envolvidas, notadamente os estudantes. “A classe estudantil não tem como pagar pelas dívidas do Estado”, colocou.
Estudantes também se posicionam
Diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiás, Thaís Falonem agradeceu aos deputados estaduais que estão se empenhando na construção de um projeto de lei alternativo que venha não só manter o Passe Livre Estudantil, mas faça o programa avançar. Disse que o estudante precisa do Passe Livre não apenas para ir ao colégio e a universidade, mas para se locomover a locais que estão diretamente relacionados à educação, a exemplo de cinemas, teatros e museus. Ela lembrou que desde a década de 80 a UNE vem lutando por um programa que efetivamente venha ao encontro das necessidades do estudante.
Tahís lembrou a ex-deputada Denise Carvalho, que também foi diretora da UNE em Goiás, e lutou muito pelo Passe Livre Estudantil. Ao concluir a sua fala, estudantes se manifestaram com a seguinte palavra de ordem: “A UNE somos nós; nossa força, nossa voz!”.
Os deputados Helio de Sousa (PSDB) e Alysson Lima (PRB), que participaram do evento, também destacaram a importância do Passe Livre Estudantil, posicionando-se a favor da classe estudantil. “Além de ter a certeza de que grande maioria dos parlamentares pensa em consonância com os estudantes, aqui é também o lugar onde se ouve as demandas da sociedade. É o lugar do contraditório, e o contraditório é importante pois é democrático, e sendo democrático significa que a vontade da maioria será obedecida”, disse Helio de Sousa.
Por sua vez, Alysson Lima considerou um retrocesso a proposta do governo estadual. “Acredito que poderíamos estar aqui agora discutindo melhorias no transporte público e não esse tipo de retrocesso.”
Todas as lideranças estudantis fizeram uso da palavra e colocaram suas sugestões, assim como alguns estudantes. Talles Barreto colheu todas as alternativas apresentadas e ficou de redigir uma carta com as propostas de melhoria no projeto do Passe Livre Estudantil, que está em discussão na Alego, a ser encaminhada ao governador e demais autoridades envolvidas na questão. “Queremos um projeto que venha efetivamente contemplar a Educação no Estado de Goiás de modo geral.”
LEIA MAIS
Parlamentares divergem sobre mudanças no Passe Livre Estudantil
Projeto exclui 62 mil estudantes goianos do passe livre no transporte coletivo
Leia mais sobre: Educação