10 de agosto de 2024
Agilidade

Parceria firmada pela Prefeitura de Goiânia reduzirá o tempo de abertura de empresa para 4 dias

O sistema que busca simplificar e desburocratizar os procedimentos reduzirá o tempo estimado para abrir uma empresa de 21 dias para 4
Grupo técnico acredita que a agilidade no processo também trará maiores chances de geração de empregos e renda para a cidade de Goiânia. Foto: Marcelo Camargo/EBC
Grupo técnico acredita que a agilidade no processo também trará maiores chances de geração de empregos e renda para a cidade de Goiânia. Foto: Marcelo Camargo/EBC

A parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Governo do Estado de Goiás e o Sebrae/GO identificou a possibilidade de reduzir em 16 dias o tempo de espera para legalizar a abertura de uma empresa. O objetivo da ação é agilizar os procedimentos exigidos atualmente para abrir um novo negócio, desta forma, o tempo médio de espera passará de 21 para 4 dias.

O estudo do grupo técnico sugere a criação de uma plataforma de integração do sistema operacional de dados, que promove a troca de informações com os órgãos e entidades de todas as esferas responsáveis.

A plataforma reunirá todos os dados exigidos pelos órgãos envolvidos no processo: Junta Comercial do Estado, Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, Agência Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa.

“Ao entrar no sistema, interessado terá todas as informações em um único lugar. Não será mais preciso comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo”, afirma o titular da Sedec, Silvio Sousa.

Além da redução do tempo para abertura de empresas na capital, pelo sistema, o empreendedor poderá realizar também as emissões de licenças do exercício de atividades econômicas. A ação garante o lançamento do certificado de licenciamento com maior facilidade e autonomia.

“Não será mais preciso comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo. Na plataforma, será possível efetuar todos os procedimentos para a abertura das empresas, pela internet, reduzindo a espera, simplificando os processos e diminuindo a burocracia”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Silvio Sousa.

Para a Sedec, a redução do tempo e o licenciamento informatizado também favorecerão a atração de investimentos por parte do contribuinte, trazendo maiores chances de geração de empregos e renda para a capital.

Luana Cardoso é estagiária pelo convênio do Diário de Goiás com a UFG (Universidade Federal de Goiás) sob supervisão de Domingos Ketelbey


Leia mais sobre: Cidades

Comentários