O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciará nesta semana a emissão da Carteira Nacional de Habilitação contendo QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. A nova regra segue aResolução 598/2016, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e será obrigatória para todo o país.
A medida não acarretará em aumento do valor do documento para os usuários. Também não haverá exigência de substituição para CNHs antigas. O modelo com QR Code será disponibilizado para novos documentos emitidos a partir deste mês de maio.
Com a implantação do QR Code, a expectativa do Detran é reduzir o número de fraudes no documento, haja vista que o código bidimensional conectará diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de se digitar informações.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do QR-Code, que fornecerá os dados do motorista, incluindo a fotografia. O código será um quadrado de 5 centímetros impresso no verso inferior da CNH.
“Atualmente, o Detran enfrenta casos de falsificação de CNH, como clonagem do próprio documento ou alteração de dados em carteiras furtadas, roubadas ou perdidas. Também há casos de acréscimos nas categorias de direção que constam no documento original. A nova CNH chega para dificultar essas adulterações e garantir maior rigor na fiscalização de infratores”, afirma o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.
Leia mais:
- IPVA 2017 de veículos com placa final 3 vence no próximo dia 10
- Detran-GO vai inaugurar pista de prova no Parque Macambira Anicuns
- Detran-GO inicia emissão de boletos de multas cometidas em rodovias estaduais
Leia mais sobre: Cidades