16 de agosto de 2024
Mundo

Papa recebe vítimas de abuso sexual por parte de representantes do clero

 

Papa Francisco recebe pela primeira vez vítimas de padres pedófilos

O papa Francisco recebeu hoje (7), pela primeira vez no Vaticano, seis vítimas de padres pedófilos, anunciou a Santa Sé. O grupo – dois alemães, dois britânicos e dois irlandeses – foi recebido pelo papa na Casa de Santa Marta, onde Jorge Mario Bergoglio mora desde que foi escolhido em março de 2013. O encontro foi precedido por uma missa na capela.

Francisco anunciou o encontro privado no fim de maio. As associações de vítimas aguardavam a reunião e estavam surpresas por ainda não ter ocorrido. Elas avaliavam que o Vaticano não tinha feito o suficiente na luta contra a pedofilia.

O papa anunciou repetidamente “tolerância zero” e a vontade de impor “sanções muito severas”. Francisco comparou todo padre que abusa de uma criança a alguém que comete o pior sacrilégio, “uma missa negra”. Ele criou uma comissão de peritos para a proteção da infância no seio das instituições da Igreja Católica.

O escândalo, revelado nos anos 2000, atingiu dezenas de milhares de crianças, em diferentes países, da Irlanda aos Estados Unidos. Os fatos remontam às décadas de 1960 e 1970. A Igreja é acusada de ter tolerado e por vezes protegido os criminosos sem ouvir as vítimas.

 

Abaixo a homilia do Santo Padre 

MISSA NA CAPELA DE Domus Sanctae o marthae
com algumas vítimas de abuso sexual por parte de representantes do clero

HOMILIA DE FRANCIS

Segunda-feira , 7 de julho de 2014

A imagem de Pedro, vendo Jesus sair dessa sessão de forte questionamento e fechaduras olhos em Jesus e chorar, agora estou no coração de cruzar os olhos, para muitos homens e mulheres, meninos e meninas; Eu sinto o olhar de Jesus e pedir a graça de sua presa.

A graça que o choro Igreja e abrigo para seus filhos e filhas que traíram a sua missão, que abusaram de pessoas inocentes com o seu abuso. E hoje eu sou grato a você por ter vindo aqui.

Por um longo tempo eu sinto no meu coração uma profunda dor, o sofrimento, tanto tempo escondido, disfarçado em uma cumplicidade que não pode ser explicado, até que alguém percebeu que Jesus olhou para ele e outra e outra e ao mesmo … eles levaram o coração para suportar esse olhar. E os poucos que começou a chorar, têm assolado a nossa consciência para este crime e pecado grave. Esta é a minha angústia e dor pelo fato de que alguns sacerdotes e bispos têm violado a inocência das crianças e suas próprias abusandoli vocação sacerdotal sexualmente. Isso é algo que a maioria dos atos desprezíveis. E ‘como um culto sacrílego, porque essas crianças foram confiadas ao carisma sacerdotal para levá-los a Deus, e que os têm sacrificado ao ídolo de sua luxúria. Eles profanaram a mesma imagem de Deus, em cuja imagem fomos criados. A infância – todos nós sabemos, é um tesouro. O coração jovem, tão aberto e cheio de confiança, contempla os mistérios do amor de Deus e está disposta a mostrar uma forma única de ser alimentado na fé. Hoje, o coração da Igreja olha para os olhos de Jesus nessas crianças e quer chorar. Ele pede a graça de chorar na frente destes atos desprezíveis de abusos perpetrados em nome de menores. Atos que deixaram cicatrizes para toda a vida.

Eu sei que seus ferimentos são uma fonte de profunda dor emocional e muitas vezes implacável e espiritual e até mesmo desespero. Muitos dos que sofreram com essa experiência têm procurado compensação em vício. Outros experimentaram sérias dificuldades nas relações com os pais, cônjuges e filhos. O sofrimento das famílias foi particularmente grave uma vez que os danos causados ​​pelo abuso afecta estas relações vitais.

Alguns até já sofreu a terrível tragédia do suicídio de um ente querido. A morte desses filhos amados de Deus pesa o coração e minha consciência e de toda a Igreja. Nessas famílias, ofereço meus sentimentos de amor e dor. Jesus torturado e interrogado pela paixão de ódio é levado para outro lugar e olhares. Olhe para um dos seus, o que lhe havia negado e faz chorar. Nós pedimos esta graça, juntamente com a da reparação.

Os pecados de abuso sexual contra menores por parte de membros do clero têm um efeito perturbador sobre fé e esperança em Deus Algumas pessoas estão aderindo à fé, enquanto para outros a traição eo abandono corroeram sua fé em Deus A sua presença aqui fala do milagre da esperança que tem a mão superior na mais profunda escuridão. Sem dúvida, é um sinal da misericórdia de Deus que agora temos a oportunidade de conhecer, para adorar ao Senhor, para olhar em seus olhos e olhar para a graça da reconciliação.

Diante de Deus e seu povo são profundamente triste com os pecados e crimes de abuso sexual grave cometidos por membros do clero para você e, humildemente, pedir perdão.

Peço perdão pelos pecados de omissão por parte dos líderes da Igreja que não tenham respondido adequadamente às acusações de abuso feitas por membros da família e aqueles que foram vítimas de abuso. Isso também tem ido mais sofrimento para aqueles que tinham sido abusadas e ameaçado outras crianças que estavam em risco.

Por outro lado, a coragem que você e outros mostraram trazendo a verdade que era um serviço de amor, para fazer luz de uma terrível escuridão na vida da Igreja. Não há lugar no ministério da Igreja para aqueles que cometem abuso sexual; e comprometo-me a não tolerar os danos causados ​​a uma criança por qualquer pessoa, independentemente de seu status clerical. Todos os bispos devem exercer o seu dever de pastores com grande cuidado para salvaguardar a protecção dos menores e perceber essa responsabilidade.

Para todos nós, que é o conselho que Jesus dá para aqueles que dão escândalo, a mó do moinho e do mar (cf. Mt 18:06).

Também continuará a supervisionar a preparação para o sacerdócio. Relato sobre os membros da Pontifícia Comissão para a Proteção das Crianças, todas as crianças, independentemente da sua religião a que pertencem, são pequenas de que o Senhor olha com amor.

Peço essa ajuda, então me ajude, para que possamos ter as melhores políticas e procedimentos da Igreja universal para a proteção das crianças e à formação do pessoal da Igreja na realização dessas políticas e procedimentos. Devemos fazer todo o possível para garantir que esses pecados não são repetidos na Igreja.

Irmãos e irmãs, todos membros da família de Deus, somos chamados a entrar na dinâmica de misericórdia. O Senhor Jesus, nosso Salvador, é o exemplo supremo, o inocente que levou os nossos pecados na cruz. Reconciliar é a própria essência da nossa identidade comum como seguidores de Cristo. Virando-se para ele, acompanhado por nossa Mãe Santíssima ao pé da cruz, nós pedimos a graça da reconciliação com o povo de Deus doce intercessão de Nossa Senhora de Tender Mercy é uma fonte inesgotável de ajuda em nossa jornada de cura.

Você e todos aqueles que sofreram abusos por parte de membros do clero são amados por Deus, eu oro para que o que resta da escuridão que tocou tanto curado pelo abraço do Menino Jesus e os danos recatovi assumir uma fé e uma alegria renovada .

Obrigado por esse encontro, por favor, orem por mim, pois os olhos do meu coração sempre ver claramente o caminho do amor e Deus misericordioso concede-me a coragem de seguir este caminho para o bem da criança ..

Jesus vem de um julgamento injusto, por um interrogatório cruel e ver os olhos de Pedro e Pedro chora. Nós pedimos que você olha para ele, que nos permitimos olhar, e nós choramos, e dar-nos a graça de uma pena, porque, como Pedro, 40 dias mais tarde, podemos responder: “Você sabe que te amo” e ouvir a sua voz: “de volta à sua caminhada e pastar as minhas ovelhas “- e eu acrescentaria -” e não permitir que qualquer lobo entra na dobra “.

 


Leia mais sobre: Mundo

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários