O servidor da empresa Cloudflare – que ajuda sites a proteger e gerenciar seu tráfego de internet -, passou por uma pane que se desdobrou globalmente, afetando sites e meios populares de negócios e comunicação, como a rede social X, a Amazon, o ChatGPT e a plataforma de design Canva.
A interrupção chamou a atenção porque ocorreu menos de mês após interrupção da Amazon Web Services, que também afetou uma ampla gama de serviços online por horas.
Empresa se explica
A pane foi confirmada pela empresa em comunicado no final da manha: “A Cloudflare está ciente de um problema que pode afetar vários clientes e está investigando”, diz a nota publicada no site do servidor.
A nota também informa que “alguns serviços podem ser afetados de forma intermitente”. “Estamos focados em restaurar o serviço. Atualizaremos conforme conseguirmos resolver”.
A empresa informou que encontrou a origem da falha de sistema e fez alterações para permitir a recuperação dos serviços Cloudflare Access e Warp. “Os níveis de erro para usuários do Access e Warp retornaram às taxas anteriores ao incidente”, garantiu no comunicado.
Desde as 9h dessa terça, surgiram relatos sobre instabilidade na internet. No Brasil, foram afetados principalmente os sites e aplicativos de X, AWS, ChatGPT, Spotify, Canva e no jogo online League of Legendes, além da casa de apostas Bet365.
Para que serve
A Cloudflare visa tornar os sites mais rápidos e seguros, atuando como intermediária que gerencia e otimiza todo o tráfego da internet. Quando a plataforma enfrenta um problema, os portais ficam inacessíveis porque a rota que usam para se conectar é bloqueada.
Leia mais sobre: Cloudflare / Instabilidade / Internet / Serviços online / Tecnologia / Economia / Geral

