10 de janeiro de 2025
Esportes

Palmeiras vence o Santos no primeiro jogo das semifinais do Paulista

Willian marcou um dos gols da vitória do Palmeiras
Willian marcou um dos gols da vitória do Palmeiras

DIEGO GARCIA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Palmeiras abriu vantagem contra o Santos na busca por uma vaga na decisão do Campeonato Paulista.

Na noite deste sábado (24), o time alviverde foi visitante no Pacaembu, mas venceu por 1 a 0, gol de Willian, e agora joga por um empate para chegar à final do torneio estadual.

Por outro lado, o Santos vai precisar vencer por dois gols de diferença ou mais no confronto de volta, na próxima terça (27), às 19h30, no mesmo Pacaembu, se ainda quiser buscar o título do Campeonato Paulista. Em caso de vitória alvinegra pela diferença mínima, o finalista será decidido nos pênaltis.

O duelo também marcou o reencontro do meia Lucas Lima com a torcida santista. O jogador deixou o clube no fim do ano passado, após o fim do seu vínculo contratual, e acertou com o rival Palmeiras. Por isso, foi perseguido com vaias ao longo do jogo.

O meia já havia enfrentado o Santos com a camisa do Palmeiras antes, durante a primeira fase do Paulista. A partida, contudo, foi no Allianz Parque, com a presença de apenas torcedores alviverdes. Na ocasião, a equipe da casa venceu por 2 a 1.

Apesar da importância do jogo deste sábado, que poderia trazer vantagem na briga para chegar à final estadual, a torcida do Santos não compareceu em peso ao estádio Paulo Machado de Carvalho. O público total foi de apenas 19.554 pessoas, bem menos do que a capacidade do local – 39 mil ingressos foram colocados à venda.

O confronto de volta será com mando de campo palmeirense. O clube não vai poder atuar no Allianz Parque por conta de show da banda inglesa Depeche Mode no local, o que levou o clube a procurar o Pacaembu. O Santos, por sua vez, atuou no estádio por decisão de sua diretoria. O jogo de ida da semifinal contou apenas com torcida santista, já que o time mandante era a equipe do litoral paulista.

O veto à torcida visitante em clássicos paulistas foi implementado em abril de 2016. De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Polícia Militar, a medida é irreversível. A análise oficial dos órgãos é que o número de confrontos entre organizadas caiu pela metade, enquanto a presença de público cresceu.

No clássico, o gol da vitória palmeirense foi marcado ainda no começo do duelo, em jogada que começou com Keno, pela esquerda, passou pelos pés de Bruno Henrique e chegou a Dudu, que bateu cruzado para Willian, livre de marcação, completar para as redes.

A partir do final do primeiro tempo, o Santos pressionou e criou chances, mas barrou no goleiro Jailson, que fez duas grandes defesas.

Na outra semifinal, São Paulo e Corinthians se enfrentam neste domingo (25), às 16h, no estádio do Morumbi, com torcida inteiramente da equipe tricolor. O duelo de volta será na quarta-feira (28), às 21h45, no Itaquerão.

SANTOS

Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison; Eduardo Sasha, Renato (Vitor Bueno), Diogo Vitor (Rodrygo) e Arthur Gomes (Jean Mota); Gabigol. T.: Jair Ventura

PALMEIRAS

Jailson; Marcos Rocha (Tche Tche), Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luís; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique (Moises) e Lucas Lima; Dudu, Keno e Willian. T.: Roger Machado

Estádio: Pacaembu, em São Paulo

Juiz: Flavio Rodrigues de Souza

Público: 19.546 torcedores

Renda – R$ 723.270,00

Cartões amarelos: Daniel Guedes e Alison (SAN); Thiago Santos e Dudu (PAL)

Gol: Willian (PAL), aos 12min do primeiro tempo


Leia mais sobre: Esportes