O Palmeiras tem uma missão importante nesta quarta-feira (16), às 21h45, no Allianz Parque, pela Libertadores. Se vencer o Junior Barranquilla, da Colômbia, garantirá a melhor campanha geral da primeira fase da competição.
Já um tropeço diante dos colombianos pode impedir que o Boca Juniors avance no torneio.
O time argentino está na terceira colocação do grupo palmeirense, com seis pontos. O rival do Palmeiras nesta quarta tem sete. Se vencer chegará aos dez pontos e não poderá mais ser alcançado pelo Boca Juniors.
Caso o time de Roger Machado termine com a melhor campanha dos classificados, jogará a segunda partida do mata-mata sempre como mandante.
Decidir em casa, porém, não tem sido preponderante nas fases de mata-mata da Libertadores. Neste século, 44,44% dos times que disputaram o jogo de volta em casa, em todas as fases do mata-mata, avançaram no torneio.
Em finais, há um histórico de vantagem para quem decide no seu estádio. Das 17 decisões disputadas desde 2001, em 10 o mandante venceu.
“Jogar em casa é um pouco difícil porque as equipes vêm para se defender, com empate saem felizes. Vai ser muito importante a ajuda da torcida, que sempre está ali ajudando para conquistar a vitória em cada jogo. É ter paciência. A equipe depois da derrota no dérbi está conseguindo trabalhar tranquila. É só chamar a torcida para que nos ajudem a vencer”, falou o meia Guerra.
No primeiro jogo contra o Junior Barranquilla, o time alviverde jogou com um a mais durante boa parte do duelo e venceu por 3 a 0. Apesar do bom resultado fora de casa, o palmeirense acha que, desta vez, o adversário vai entrar diferente em campo.
“Vai ser diferente, porque o Junior quer classificar, fez um investimento alto na Colômbia para jogar a Libertadores. Lógico que 11 contra 11 é diferente. Eles vão buscar o jogo, e é bom para a gente, porque teremos espaços para jogar às vezes com o contragolpe”, afirmou o venezuelano.
Assim como no duelo contra o Alianza Lima, no Peru, Roger Machado deve usar uma equipe mista.
No treinamento desta terça-feira (15), nove titulares da equipe foram poupados. Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima, Keno e Borja não foram ao campo.
Os únicos titulares que trabalharam com bola foram o goleiro Jailson e Dudu. O meia levou o terceiro amarelo na derrota para o Corinthians e está suspenso para o jogo contra o Sport, na noite de sábado (19), pelo Campeonato Brasileiro.
“Temos que vencer, independentemente da equipe que será escalada. Aqui não tem suplentes. São 30 jogadores de nível”, afirma Guerra.
PALMEIRAS
Jailson; Mayke, Antônio Carlos, Thiago Martins, Diogo Barbosa; Felipe Melo, Tchê Tchê, Guerra; Keno. Willian, Dudu. T.: Roger Machado
JUNIOR BARRANQUILLA
Mario Vera; Marlon Piedrahíta, Jorge Ariaz, Rafael Pérez, Germán Gutiérrez; Víctor Jiménez, Carvajal, Copete, Yimmi Chará; Teo Gutiérrez, Carlos Ruíz. T.: Julio Comesaña
Estádio: Allianz Parque
Horário: 21h45 desta quarta-feira
Juiz: Enrique Caceres (PAR)
Leia mais sobre: Esportes