Comemorado em 9 de dezembro, o Dia Internacional de Combate à Corrupção já tem programação definida em Goiânia, preparada pelos órgãos integrantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás (Focco-GO). Um ciclo de palestras, uma apresentação teatral e o lançamento de um selo comemorativo vão celebrar a data, que marca a mobilização em todo o mundo pelo enfrentamento à corrupção.
O evento será realizado no próprio dia 9 a partir das 8h30, no auditório dos Correios, na Praça Cívica. O lançamento do selo comemorativo à data acontecerá logo na abertura da solenidade, com manifestações do coordenador do Focco-GO, promotor Rodrigo Bolleli, do chefe da Controladoria-Geral da União em Goiás e do superintendente dos Correios. Na sequência, haverá a encenação da peça teatral Tudo Pode Mudar, pela Companhia Teatral Sonhus Teatro Ritual.
A primeira palestra do evento, às 10h20, abordará o tema As Novas Estratégias do Combate à Corrupção e será apresentada pelo procurador da República Hélio Têlho Corrêa Filho. Às 11 horas, o promotor de Justiça Reuder Cavalcante Motta falará sobre o tema “A Voz das Ruas e o Controle Social no Combate à Corrupção”.
O Focco-GO foi criado em 2009 como resultado de um compromisso de cooperação técnica e estratégica entre diversas instituições encarregadas do controle e fiscalização do patrimônio público, como o MP-GO, o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal, a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria Federal em Goiás, a Receita Federal, os Ministérios Públicos junto ao Tribunal de Contas do Estado e junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e a Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, o Focco é coordenado pelo Ministério Público de Goiás.
Leia mais sobre: Brasil