O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, anunciou nesta sexta-feira (21) que havia “congelado os contatos” com Israel até que as novas medidas de segurança impostas pelo Estado israelense na Cidade Velha de Jerusalém -que inclui locais sagrados do judaísmo, do cristianismo e do islamismo- sejam anuladas.
A Polícia israelense proibiu nesta sexta que homens com menos de 50 anos entrem na Cidade Velha de Jerusalém e na Esplanada das Mesquitas, impedindo que muçulmanos participem da tradicional oração semanal.
“Declaro a suspensão de todos os contatos com o lado israelense em todos os níveis até que ele cancele suas medidas na mesquita de Al-Aqsa e preserve o status quo “, disse Abbas em breve discurso televisivo, referindo-se a uma mesquita que integra o local sagrado.
Três palestinos morreram durante protestos em locais situados perto da Cidade Velha e na Cisjordânia, afirmou o ministério da Saúde palestino.
A Esplanada das Mesquitas, onde estão o Domo da Rocha e a mesquita Al-Aqsa, fica na Cidade Antiga de Jerusalém, setor palestino da cidade santa. Sua anexação por parte de Israel nunca foi reconhecida pela comunidade internacional. (Folhapress)
Leia mais sobre: Mundo