08 de agosto de 2024
Entrevista • atualizado em 16/03/2022 às 09:34

Palácio da Cultura é um marco para revitalização do centro de Goiânia

Titular da Cultura em Goiânia, Zander Fábio comemora novo espaço cultural para a capital e prevê inauguração em junho
De acordo com Zander, as adaptações para transformar o prédio em Palácio são pequenas e até o meio do ano a estrutura já deverá estar totalmente adaptada. Foto: Reprodução/Facebook
De acordo com Zander, as adaptações para transformar o prédio em Palácio são pequenas e até o meio do ano a estrutura já deverá estar totalmente adaptada. Foto: Reprodução/Facebook

Os planos para a Prefeitura de Goiânia com a transformação da antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no Setor Oeste, no Palácio da Cultura, vão além de criar um ponto cultural. É o princípio da revitalização que o Centro da cidade irá passar ao longo dos próximos anos. Essa é a avaliação do secretário de Cultura da Prefeitura de Goiânia, Zander Fábio, em entrevista ao Diário de Goiás.

Fábio pontua que essa revitalização passa por diversos pontos do centro da cidade. Toda ela, já saiu do papel. Nessa toada, novos pontos Art Déco foram descobertos na região. “Eu não tenho dúvidas que a revitalização do Centro de Goiânia vai passar por essa ação do prefeito Rogério Cruz naquele local. Ali, já estávamos na revitalização do Beco da Codorna, da revitalização da Rua 3. Começamos neste ano a lei que faz essa revitalização das fachadas, tiramos a frente das fachadas e temos descoberto muito patrimônio Art Déco que estava escondido atrás de fachadas de lojas de calçados, aviamentos.”

O secretário agora planeja estabelecer uma conexão de todos esses lugares com o Palácio da Cultura. “Essa ida do Palácio da Cultura vai fazer com que todas essas ações partam dali. Talvez criar um Circuito Art Decot, temos perto grandes museus, o Grande Hotel, a Estação Ferroviária, o Museu do Fundador de Goiânia, Pedro Ludovico. Não tenho dúvidas que será um marco inicial para fazer a revitalização de todo o centro com essa ação de destinação dessa área para o Palácio da Cultura”, pontua.

Vitória para a cultura

Antiga sede da Alego pode virar Palácio da Cultura Goiana (Foto: Divulgação/Alego)

Zander comemora a nova destinação do prédio. Para ele, é uma vitória de sua gestão. “Não dá para mensurar. Desde o dia que eu entrei na secretaria de Cultura venho sempre me movimentando para que tivéssemos a tutela deste espaço”, destaca. Primeiro, porque o local irá trazer economia estimada em R$ 150 mil mensais aos cofres públicos. Segundo, porque o setor cultural terá um lugar para chamar de seu.

“Como a Assembleia dispõe de um grande número de gabinetes que serão transformados para uma modalidade de aula, música, piano, ballet. Várias formas podemos aproveitar aqueles espaços além de poder trazer algumas instituições e fazer um braço do Coró de Pau, da UBE, do Gustav Ritter, do Coró de Pau. A gente pode trazer para aquele local um lugar pulsante, todos os dias do ano em prol da Cultura”, explica. “Nós temos dois teatros de Arena. Podemos publicar aquele espaço de uma maneira muito bacana para a cultura da nossa cidade.”

De acordo com Zander, as adaptações para transformar o prédio em Palácio são pequenas e até o meio do ano a estrutura já deverá estar totalmente adaptada. “As reformas são muito pontuais. São poucas as adaptações que precisamos. A Assembleia já funcionava com excelência para os deputados. Até o final de abril o prédio deve ser entregue para a Prefeitura. Penso que até final de maio, meados de junho a gente já está lá dentro”, pontua.

Os recursos também estão garantidos. “Eu já tinha um indicativo de que poderíamos um prédio para a Prefeitura que a gente abrigasse todos os seus nomes lá. Temos cerca de 4 milhões de reais, 18 milhões de emendas impositivas que vieram da Câmara Municipal. Com essas emendas poderemos fazer boa parte dessa reforma e dessas adaptações. Também estou trabalhando em Brasília com emendas para que a gente possa fazer pelo menos esse ano em 2022 a manutenção que lá merece”, pontua.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Comentários