Brasília – Deflagrada nesta quinta-feira, 26, pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, a Operação Zelotes investiga a participação do atual conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Francisco Maurício Rebelo de Albuquerque Silva, no esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa, tráfico de influência e associação criminosa no Carf (uma espécie de tribunal da Receita Federal).
Conforme apuração do Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, Albuquerque é um dos representantes dos contribuintes no órgão. Ele é pai do líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte (PE), deputado que teve o nome mencionado na Operação Lava-Jato.
Procurado, Fonte disse que ficou sabendo da investigação pela Broadcast. “Eu não sou investigado”, disse Albuquerque, brevemente, por telefone.
A operação investiga também o envolvimento de assessores do ex-presidente do conselho e atual conselheiro Otacílio Dantas Cartaxo, que foi secretário da Receita Federal. Os investigadores apuram ainda se o assessor atuava sozinho ou com o consentimento de Cartaxo.
São investigados pela operação também o conselheiro Paulo Roberto Cortez e o ex-presidente do Carf em 2005 Edison Pereira Rodrigues.
(Estadão Conteúdo)
Leia mais sobre: Política