22 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:10

Pagamentos do Renda Cidadã serão retomados ainda este mês

Governador durante discurso na solenidade de entrega de cartões (Foto: Samuel Straioto)
Governador durante discurso na solenidade de entrega de cartões (Foto: Samuel Straioto)

Com a entrega dos primeiros 6 mil cartões do Novo Renda Cidadã, a expectativa é que o pagamento seja feito a partir da próxima quinta-feira (18), sendo concluído até o dia 1º de setembro. A notícia foi adiantada ainda em julho pelo Diário de Goiás. No total estão cadastradas no programa 70 mil 364 famílias.

Uma solenidade foi realizada no ginásio Goiânia Arena, com beneficiários da capital e de Aparecida. Na ocasião, eles receberam os cartões. De acordo com a secretária de Cidadania, Lêda Borges nos próximos dias serão entregues nas demais regiões de Goiás. Os cartões serão retirados nos mesmos locais em que as pessoas fizeram os cadastros.

“De 29 de agosto até 1º de setembro, todas as famílias estarão recebendo na sua cidade o cartão do Renda Cidadã. Faremos a entrega em todo o estado de Goiás”, afirmou a secretária.

Quanto aos pagamentos, serão de acordo com a numeração do numeração do benefício. “Todas as pessoas que estão recebendo os cartões poderão ir a Caixa Econômica Federal, de acordo com o número do cartão. A partir do dia 18 será liberado o pagamento. A nossa equipe que entregou os cartões já apresentaram as informações dos beneficiários”, explicou.

Lêda Borges ressaltou que o cadastro para entrada no Renda Cidadã começou a ser feito nos CRAS e CREAS espalhados por todo o estado de Goiás. Foi desenvolvido um sistema pela Secretaria de Gestão e Planejamento para evitar duplicidades de pagamentos, ou seja, pessoas que estavam sendo contempladas em dois ou mais programas de transferência de renda.

“A ferramenta de gestão feita pela Segplan ficou pronta e muito boa. Temos um retrato fiel das famílias que vão aos CRAS e se cadastram. O próprio sistema é que filtra quais famílias que precisam ser tuteladas temporariamente pelo Estado para garantir sua sobrevivência. O próprio sistema faz o filtro a partir dos cadastros no CRAS, a partir do CadÚnico que é um cadastro nacional”, disse.

A secretária explicou que o sistema servirá como piloto para a criação de um Cadastro Único Estadual de todos os beneficiários dos mais de 20 programas sociais do Governo de Goiás. Segundo o governo estadual, já estão garantidos no orçamento deste ano investimento de R$ 34,7 milhões no programa para atender as famílias contempladas.

Critérios

Para concessão do benefício foi adotada uma nova base de cálculo da renda familiar per capita, que passa a ser de um terço do salário mínimo vigente e prioridade às famílias que possuírem pelo menos um membro com deficiência permanente e incapacitante total ou parcial, além das famílias que possuírem pelo menos um integrante acometido de doença crônica grave que impossibilite, comprovadamente, a realização de atividade laboral regular e aquelas que possuírem pessoa com idade igual ou superior a 65 anos. Os demais critérios adotados desde a criação do programa, em 1999, continuam valendo.

“Essa política começou aqui e deu origem ao Bolsa Família. Agora reformulado, começou a novamente atender as famílias mais carentes, com ênfase a idosos, deficientes físicos, pessoas que realmente não tem outros benefícios para se sustentarem”, destacou o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

A base de dados do novo sistema de gestão do Renda Cidadã vai gerar automaticamente a situação de vulnerabilidade de cada família candidata ao benefício. Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) nos seus municípios para realizar o cadastramento


Leia mais sobre: Cidades