23 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 08/07/2020 às 13:13

Pacientes do grupo de risco da Covid-19 são monitorados em Aparecida de Goiânia

Exames de monitoramento são feitos em pacientes do grupo de risco. (Foto: Enio Medeiros/Divulgação)
Exames de monitoramento são feitos em pacientes do grupo de risco. (Foto: Enio Medeiros/Divulgação)

Pacientes com diagnóstico para Covid-19 que estão nos grupos de maior risco da doença passam a ser monitorados com maior frequência pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia. Para isso, foram montados drive-thrus nas UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant, que oferecerão, de segunda a sábado, exames laboratoriais a cada 48h para idosos ou pessoas com doenças crônicas.

De acordo com a SMS, a iniciativa pode detectar precocemente indícios de agravamento do quadro clínico e evitar mortes. Conforme a pasta, os exames oferecidos demandam muito planejamento, mas com baixo investimento. A administração os considera indispensáveis para o monitoramento adequado e o rastreamento dos casos de maior gravidade.

Os resultados dos exames serão aviados regularmente pelas equipes de Telemedicina e de médicos da Central Municipal de Regulação. Os pacientes com resultado positivo para Covid-19 já são acompanhados diariamente, de forma remota, mas agora, com esses dados, serão encaminhados com mais rapidez para o devido tratamento em uma unidade de saúde.

“Determinei à SMS que estruturasse algum serviço, fundamentado em estudos científicos, que pudesse rastrear o agravamento da doença. Então, os profissionais da pasta elaboraram um protocolo que está sendo efetivado nesses drive-thrus. Os exames laboratoriais dos pacientes testados positivo e que são do grupo de risco serão analisados por uma equipe médica e os resultados poderão estimar o risco de piora do quadro clínico e determinar a internação antes do agravamento”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

Público alvo

O alvo dos drive-thrus de monitoramento de pacientes com a Covid-19 é a população idosa e pessoas com comorbidades agravantes da Covid-19, tais como diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos, dentre outros. A coleta do material para os exames será feita nos drive-thrus localizados na área externa das UPAs e os pacientes realizarão doze exames: hemograma, de dímeros, TGO, TGP, ferritina, proteínas totais, bilirrubina, DAKL, troponina, TAP, uréia e creatinina, testagens que ajudam a indicar mudanças significativas no quadro clínico.

Cada UPA prestará esse atendimento a 50 pessoas que serão escolhidas pelas equipes médicas segundo critérios científicos e sempre repetindo os exames a cada dois dias, sendo que os resultados destes deverão ficar prontos em no máximo 12h.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia