07 de agosto de 2024
Denúncia

Pacientes denunciam estado precário de posto de saúde, em Goiânia

O Centro de Saúde Esplanada do Anicuns apresenta infiltrações, goteiras, problemas elétricos e alaga toda vez que chove
O teto e as paredes da unidade estão repletos de mofo e os corredores alagam todos os dias no período chuvoso. Foto: Cortesia ao DG
O teto e as paredes da unidade estão repletos de mofo e os corredores alagam todos os dias no período chuvoso. Foto: Cortesia ao DG

O Centro de Saúde Esplanada do Anicuns, que fica no Setor São José, em Goiânia, se encontra em estado precário. Servidores e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que frequentam o local reclamam dos problemas com infiltrações, mofo, goteiras e alagamentos, deteriorações provocadas pela falta de reparos e manutenções.

O Diário de Goiás obteve imagens que comprovam a situação da unidade. De acordo com relatos dos servidores, as goteiras já ocasionaram perda de equipamentos eletrônicos necessários para os atendimentos, como computadores. Além disso, por conta dos alagamentos, frequentes na época de chuva, alguns documentos também foram danificados.

A unidade de saúde apresenta problemas com inflitração e mofo nas paredes dos consultórios. Foto: Cortesia ao Diário de Goiás

Conforme informações apuradas pelo Diário de Goiás, a Prefeitura de Goiânia não realiza reformas na unidade de saúde há cerca de 5 anos. Nesse tempo, os problemas estruturais se acumularam, causando transtornos tanto no atendimento, quanto à saúde de quem convive no local, que atende pacientes diariamente, entre eles gestantes e crianças.

Em resposta ao Diário de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que o Centro de Saúde Esplanada do Anicuns “está na lista das unidades que serão atendidas com a contratação da empresa para a manutenção e reformas em várias unidades”. A SMS declarou também que, devido ao período chuvoso, “será priorizada a parte elétrica e telhados das unidades e, logo após, os demais reparos”.

A SMS não estimou data para o início das reformas. Entretanto, de acordo com fontes internas da unidade de saúde, após apuração do Diário de Goiás, uma equipe de vistoria já esteve no local coletando informações.


Leia mais sobre: / Cidades / Goiânia

Comentários