Outubro chegou e a prevenção contra o câncer de mama ganha mais força. Apesar de a prevenção ser um cuidado constante, durante o mês de outubro o poder público reforça a necessidade de fazer o exame de mamografia para detectar de forma precoce a possível existência de câncer nas mulheres.
Em Goiânia, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame de mamografia a cada dois anos. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, a administração municipal conseguirá atender toda a demanda da capital, diferente dos anos anteriores.
“Quero lembrar que é o mês do Outubro Rosa, em que nós lembramos a todas as mulheres que façam sua proteção ao câncer de mama. […] Nós vamos vencer um desafio desta vez. Historicamente, a cobertura do câncer de mama para o rastreamento de mamografia, que é esse exame dessa faixa etária, sempre foi baixa. Nós queremos reverter esse quadro”, disse.
Segundo Fátima Mrué, a Secretaria de Saúde iniciou um programa de busca ativa, em que agentes de saúde saem das unidades de saúde com destino à casa de todas as pessoas registradas no Programa Saúde da Família, para que as mulheres façam a prevenção.
“Estamos com um programa de busca ativa nas residências registradas em nosso programa de saúde da família. Então, nossos agentes estão se dirigindo até às casas, até às famílias, estão identificando as mulheres desta faixa etária e trazendo elas para o centro de saúde para que possa ser feito o pedido de mamografia e efetivado, para que possamos, até o meio do ano que vem, completar essa cobertura que historicamente é baixa em nossa região”, afirmou a secretária.
Leia mais:
- Maternidade Oeste será entregue no primeiro semestre de 2019, diz Fátima Mrué
- Saúde de Goiânia deve publicar edital de concurso até fim do ano
Leia mais sobre: Câncer / Câncer de Mama / Outubro Rosa / Prefeitura de Goiânia / prevenção / Secretaria de Saúde / Goiânia