07 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Outro mistério: reaparecem ossadas do Araguaia

Um episódio surreal causou um sigiloso corre-corre de familiares de vítimas da ditadura a Brasília ontem. Na Terça, em audiência na Justiça Federal, um assessor especial do Grupo de Trabalho do Araguaia garantiu à juíza Solange Salgado que as ossadas de três guerrilheiros, que haviam desaparecido, estão em armários da Universidade de Brasília. Entre elas, um crânio que pode ser de um dos guerrilheiros decaptados na região na década de 70. Agora, a Justiça acionará a PF para fazer diligências na UnB e descobrir como elas reapareceram.  


Memória
A pedido da Secretaria de Direitos Humanos, já PF entrou no caso. A Coluna revelou em Janeiro que as ossadas haviam sumido de armário do Ministério da Justiça.

Um deles
Há suspeitas de que o crânio pode ser de desses três: Paulo Petit, Arildo Valadão, o Ari, ou Adriano Fonseca, o Chicão. O trio foi executado pela tropa da ditadura no Araguaia.

Só agora
As revelações do ressurgimento dos ossos vêm à tona agora que a Justiça intimou para depor o ex-deputado Greenhalgh (PT-SP), que coordenou as buscas em 2001.

Audi no Paraná
Na Terça, o presidente da Audi do Brasil comunica à presidente Dilma, no Planalto, que fabricará o modelo alemão na unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O governador Beto Richa venceu disputa com os governos de São Paulo e Santa Catarina. A Volks também montará mais modelos na fábrica.

Tensão
Veja como a tensão do julgamento do Mensalão no STF atravessou a Praça dos Três Poderes. Em audiência ontem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a chefe da Casa Civil o chamou de José Dirceu. Gargalhada geral.

PROS..
O brasileiro terá de se acostumar com mais esta sigla nas eleições. O TSE aprovou a criação do Partido Republicano da Ordem Social, que abrirá a janela para quem quiser trocar de legenda. Espera-se ainda para Outubro o Solidariedade e a Rede.

Ficha nas livrarias
Idealizador da Ficha Limpa, o juiz Márlon Reis foi surpreendido com telefonema de Pascoal Soto, editor da Leya. Ofereceu a ele a oportunidade de escrever um livro.

No banco
Com tanta coisa importante, mais essa: Está parado desde Junho de 2012 o projeto 4011, do deputado José Otávio (PP-RS), que regulamenta a profissão de… Gandula.

Reforma pra valer
Márlon Reis foi recebido pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, que o prometeu colocar em votação no colégio de líderes na Terça as sugestões do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral para a minirreforma política.

Na canela
Alguns dos 22 pontos vão de encontro ao corporativismo dos congressistas e terão resistência. Entre eles, novas eleições em caso de cassação de mandatos já em primeira instância, doações apenas de pessoas físicas, e não mais de empresas.

Efeito dominó
Veja como a voz das ruas mudou a eleição, pelo menos para o Esporte Clube Bahia: elegeu pela primeira vez, por voto direto dos filiados, um novo presidente, Fernando Schmidt. Esperam efeito dominó para outros clubes.

Por tabela
Mas o que tem a ver com política: a senadora Lídice da Mata, do PSB, vai defender eleições diretas em todos os clubes de futebol, federações e até para a escolha do novo presidente da CBF, que já foi alvo de CPI, e muito criticada por alguns congressistas.

Blindagem, nem tanto
Até para aliados e amigos próximos ela desapareceu. Há uma estratégia nesse sumiço. Rosemary Noronha, a ex-nº 1 de Lula no escritório de SP, já colabora com a PF.

Colando cacos
A Comissão Nacional da Verdade cola seus cacos após episódio recente de novo racha, entre Rosa Cardoso, que saiu, e o ex-diretor do grupo Paulo Sérgio Pinheiro.

Ponto Final
E o ministro Luiz Fux, do STF, ao contrário do folclore, não ‘matou no peito’.
_________________________________________
Com Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro