SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou na terça (11) a relação dos 85 longas-metragens que disputam uma vaga para concorrer a melhor filme em língua estrangeira na 89ª edição do Oscar. Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro, e a cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos EUA.
Dirigido por David Schurmann e escolhido para representar o Brasil depois de um processo conturbado, “Pequeno Segredo” disputará uma das cinco vagas com filmes de nomes consagrados, como o espanhol “Julieta”, de Pedro Almodóvar, o canadense “Just La Fin du Monde”, de Xavier Dolan, o francês “Elle”, de Paul Verhoeven, e o polonês “Afterimage”, de Andrzej Wajda -cineasta com um Oscar na carreira, morto no domingo (9).
A categoria de melhor filme em língua estrangeira completa seis décadas nessa edição, e pela primeira vez tem um representante do Iêmen: “I Am Nojoom, Age 10 and Divorced”, de Khadija Al-Salami.
Veja a lista dos 85 concorrentes:
- – África do Sul – “Call me thief”, de Daryne Joshua
- – Albânia – “Chromium”, de Bujar Alimani
- – Alemanha – “Toni Erdmann”, de Maren Ade
- – Arábia Saudita – “Barakah meets Barakah”, de Mahmoud Sabbagh
- – Argélia – “The well”, de Lotfi Bouchouchi
- – Argentina – “El ciudadano ilustre”, de Mariano Cohn e Gastón Duprat
- – Austrália – “Tanna”, de Bentley Dean e Martin Butler
- – Áustria – “Stefan Zweig: Farewell to Europe”, de Maria Schrader
- – Bangladesh – “The unnamed”, de Tauquir Ahmed
- – Bélgica – “The Ardennes”, de Robin Pront
- – Bolívia – “Sealed Cargo”, de Julia Vargas Weise
- – Bósnia-Herzegovina – “Death in Sarajevo”, de Danis Tanovic
- – Brasil – “Pequeno segredo”, de David Schurmann
- – Bulgária – “Losers”, de Ivaylo Hristov
- – Camboja – “Before the fall”, de Ian White
- – Canadá – “Just la fin du monde”, de Xavier Dolan
- – Cazaquistão – “Amanat”, de Satybaldy Narymbetov
- – Chile – “Neruda”, de Pablo Larraín
- – China – “Xuan Zang”, de Huo Jianqi
- – Cingapura – “Apprentice”, de Boo Junfeng
- – Colômbia – “Alias Maria”, de José Luis Rugeles
- – Coreia do Sul – “The age of shadows”, de Kim Jee-woon
- – Costa Rica – “About us”, de Hernán Jiménez
- – Croácia – “On the other side”, de Zrinko Ogresta
- – Cuba – “El acompañante”, de Pavel Giroud
- – Dinamarca – “Land of mine”, de Martin Zandvliet
- – Equador – “Sin muertos no hay carnaval”, de Sebastián Cordero
- – Egito – “Clash”, de Mohamed Diab
- – Eslováquia – “Eva Nová”, de Marko Skop
- – Eslovênia – “Houston, we have a problem!”, de iga Virc
- – Espanha – “Julieta”, de Pedro Almodóvar
- – Estônia – “Mother”, de Kadri Kõusaar
- – Finlândia – “The happiest day in the life of Olli Mäki”, de Juho Kuosmanen
- – França – “Elle”, de Paul Verhoeven
- – Geórgia – “House of others”, de Rusudan Glurjidze
- – Grécia – “Chevalier”, de Athina Rachel Tsangari
- – Holanda – “Tonio”, de Paula van der Oest
- – Hong Kong – “Port of Call”, de Philip Yung
- – Hungria – “Kills on wheels”, de Attila Till
- – Iêmen – “I am Nojoom, age 10 and divorced”, de Khadija Al-Salami
- – Islândia – “Sparrows”, de Rúnar Rúnarsson
- – Índia – “Interrogation”, de Vetri Maaran
- – Indonésia – “Letters from Prague”, de Angga Dwimas Sasongko
- – Irã – “The salesman”, de Asghar Farhadi
- – Iraque – “El clásico”, de Halkawt Mustafa
- – Israel – “Sand storm”, de Elite Zexer
- – Itália – “Fogo no mar”, de Gianfranco Rosi
- – Japão – “Nagasaki: Memories of my son”, de Yoji Yamada
- – Jordânia – “3000 nights”, de Mai Masri
- – Kosovo – “Home sweet home”, de Faton Bajraktari
- – Letônia – “Dawn”, de Laila Pakalnina
- – Líbano – “Very big shot”, de Mir-Jean Bou Chaaya
- – Lituânia – “Seneca’s day”, de Kristijonas Vildziunas
- – Luxemburgo – “Voices from Chernobyl”, de Pol Cruchten
- – Macedônia – “The liberation of Skopje”, de Rade Šerbedija e Danilo Šerbedija
- – Malásia – “Beautiful pain”, de Tunku Mona Riza
- – México – “Desierto”, de Jonás Cuarón
- – Montenegro – “The black pin”, de Ivan Marinovic
- – Marrocos – “A mile in my shoes”, de Said Khallaf
- – Nepal – “The black hen”, de Min Bahadur Bham
- – Nova Zelândia – “A flickering truth”, de Pietra Brettkelly
- – Noruega – “The king’s choice”, de Erik Poppe
- – Paquistão – “Mah-e-Mir”, de Anjum Shahzad
- – Palestina – “The idol”, de Hany Abu-Assad
- – Panamá – “Salsipuedes”, de Ricardo Aguilar Navarro e Manolito Rodríguez
- – Peru – “Videofilia: y otros síndromes virales”, de Juan Daniel F. Molero
- – Filipinas – “Ma’ Rosa”, de Brillante Mendoza
- – Polônia – “Afterimage”, de Andrzej Wajda
- – Portugal – “Cartas da guerra”, de Ivo M. Ferreira
- – Quirguistão – “A father’s will”, de Bakyt Mukul e Dastan Zhapar Uulu
- – Reino Unido – “Under the shadow”, de Babak Anvari
- – República Dominicana – “Sugar fields”, de Fernando Báez
- – República Tcheca – “Lost in Munich”, de Petr Zelenka
- – Romênia – “Sieranevada”, de Cristi Puiu
- – Rússia – “Paraíso”, de Andrei Konchalovsky
- – Sérvia – “Train driver’s diary”, de Milos Radovic
- – Suécia – “A man called Ove”, de Hannes Holm
- – Suíça – “My life as a Zucchini”, de Claude Barras
- – Taiwan – “Hang in there, kids!”, de Laha Mebow
- – Tailândia – “Karma”, de Kanittha Kwunyoo
- – Turquia – “Cold of Kalandar”, de Mustafa Kara
- – Ucrânia – “Ukrainian sheriffs”, de Roman Bondarchuk
- – Uruguai – “Migas de pan” de Manane Rodríguez
- – Venezuela – “De longe te observo”, de Lorenzo Vigas
- – Vietnã – “Yellow flowers on the green grass”, de Victor Vu
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