22 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Os servos do castelo

 

A equipe presidencial do Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidente Dilma Rousseff, fez um belo trabalho de inclusão social. Mas por pressão da inquilina. Dilma não aguentou o falatório dos serviçais nos jardins, entre brincadeiras e conversas em alto som, e exigiu que trabalhassem em silêncio, por causa de suas leituras e da mãe, dona Dilma, que mora com ela. Ordem é ordem, e cumprida: A empresa terceirizada admitiu surdos-mudos para os serviços. A chefe nem soube. Procurada, a assessoria da Presidência não se manifestou.

Técnica 24h

Os serviçais conhecem a chefe. Dilma cobra silêncio absoluto no Planalto porque fica os fins de semana estudando planilhas e conferindo programas dos ministérios.

Plantão

Dilma põe o ‘terror’ em ministros aos domingos, e muitos deles não saem de Brasília. Há ocasiões em que ela chama alguns para cobrar atualizações no domingo à noite.

May day

Caiu por terra, literalmente, o Aeroporto de cargas de Anápolis (GO), uma das ‘capitais’ do agronegócio no Brasil. O Governo de Goiás iniciou a megaobra sem o aval da Anac.

Os jatinhos..

Nas suas duas campanhas, Fernando Henrique Cardoso sempre voou no jatinho emprestado pelo banqueiro Ronaldo Cezar Coelho. FHC passava constrangimentos em voos longos. O avião não tinha toilette, apenas uma cortininha que separava uma poltrona que se transformava em assento sanitário.

..do poder

Jato por jato, a mais curiosa cena foi uma da candidata Dilma em 2010. Ela deu um chilique com a direção do PT porque não queria mais voar em avião no qual ficasse “agachada” – o partido fretava um Learjet 31 ou 45, com cabines de 1,60m de altura.

Explica-se

Dilma gosta de andar na cabine durante o voo (quando não entra no cockpit para verificar o tempo com os pilotos ou mudar a rota por causa de uma nuvem).

Pegou mal

Após mostrar Dilma na TV e levar R$ 1,9 bi da Eletrobras para a Celg (Energia), o governador Marconi (PSDB) ligou correndo para Aécio aparecer no seu palanque.

Oferta

Com o esvaziamento de Brasília desde o fim da Copa, os hotéis da capital estão com suítes sobrando e preços de pensão de interior.

Jogou a toalha

Aécio desmarcou encontro que teria com bispos católicos e o movimento Pro-Vida do DF antes do debate entre os presidenciáveis com as TVs católicas, em Aparecida (SP), no qual seria orientado. Mais um indício de que já se dá como fora da disputa.

Ciumeira

O governador Jaques Wagner, da Bahia, criou uma ciumeira entre renomados advogados. Veladamente, eles criticam a escolha de uma assistente social para a Secretária de Justiça do Estado, a senhora Ariselma Pereira.

Desceu..

Executivos peruanos proprietários do refrigerante Real Cola, líder de vendas em seu país e na República Dominicana, onde têm fábrica, passaram apreensivos por Brasília mês passado. Discretamente, pediram orientações a gente do setor e políticos.

..ardendo

É que investiram pesado numa fábrica no interior da Bahia e há dois anos não saem do vermelho. E, a exemplo de outros investidores estrangeiros, seguraram os bolsos. Desconfiam muito do futuro do Brasil independentemente de quem vencer a eleição.

Mailing extra

A Polícia Legislativa do Senado já tem relatos de que mais gente, além dos dois servidores que denunciaram o vazamento de dados, recebeu em casa material de campanha do ex-diretor da Casa Agaciel Maia, deputado distrital candidato à reeleição. Uma baiana, funcionária de um gabinete e que não vota em Brasília, está na lista.

Ponto Final

Faltam três semanas para a eleição. Parece longe, não é.

_____________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini