As portas que dão acesso aos jardins do Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governo do Estado, foram abertas na noite deste domingo (1) para receber um seleto grupo de apreciadores da música de concerto e incentivadores das causas sociais patrocinadas pela administração pública estadual. Um público superior a mais de 200 pessoas teve o privilégio de assistir ao vivo à apresentação da Orquestra Original Strauss Capelle Wien, uma das mais festejadas do circuito da música erudita de Viena.
Goiânia foi incluída entre as cinco capitais brasileiras escolhidas para receber a apresentação da orquestra austríaca, gerida pelo maestro alemão Rainer Roos e composta ainda por três solistas – tenor Augusto Caruso, solista mezzosoprano Lorena Espina e a solista soprano Marcela Cerno. As demais apresentações ocorrerão em Belém (PA), Manaus (AM), Brasília (DF) e Curitiba (PR).
A inclusão de Goiânia na turnê deu-se graças ao empenho do governador Marconi Perillo junto à embaixada da Áustria com a decisiva colaboração da secretária de Educação, Raquel Teixeira, amiga da embaixadora Marianne Feldmann, há 30 anos residindo no Brasil. O governador e a secretária da Seduce viram na participação da orquestra vienense em Goiânia a oportunidade de aliar uma programação de bom gosto a um ato de caridade em benefício de uma entidade.
A vinda da orquestra foi viabilizada graças a vários patrocínios. Os ingressos foram vendidos a R$ 300,00 por pessoa. Toda a arrecadação – R$ 52 mil – foi destinada à Asdown – Associação dos Portadores da Síndrome de Down de Goiás. Durante as boas-vindas, o governador lembrou que há menos de um mês esteve na Asdown e prometeu que de alguma forma iria ajudar a entidade. “Menos de um mês depois nós já estamos aqui para, concretamente, colaborar com vocês graças à generosidade de cada um dos que aqui estão”, destacou.
A iniciativa do governo de Goiás em abrir a residência oficial para sediar eventos assistenciais tem encontrado respaldo da população. Todos os ingressos colocados disponíveis foram vendidos, gerando uma renda extra para a Asdown que, em agradecimento e a convite do casal Marconi Perillo e Valéria Perillo, esteve representada no concerto com sua diretoria e beneficiários.
A apresentação durou cerca de uma hora e meia. O repertório, que contemplou ritmos variados, como polca, valsa e marcha, foi dividido em duas sessões com mais cinco minutos para o encerramento.
Com uma história que remonta a 1823, a orquestra foi primeiramente criada pelo patriarca da família de músicos, Johann Strauss (pai). Liderado pelo maestro alemão Rainer Roos, regente titular da Original Strauss Capelle Wien desde 2011, o conjunto que se apresentou com roupas típicas de época – casacas vermelhas e calças brancas como ordenou o Imperador da Áustria, Franz Josef I, em 1843 – trouxe para Goiânia um programa que reuniu peças de Franz Lehar, Johann Strauss (pai) e seus filhos Eduard, Joseph e Johann Strauss.
Hoje, a orquestra figura entre as mais conhecidas de Viena, com apresentações em seu país de origem assim como no exterior, onde acumula um currículo de 3 mil performances que incluem apresentações não só na Europa mas também em outros continentes como Ásia e América do Sul.
Leia mais sobre: Cidades