19 de dezembro de 2024
Entretenimento

Orquestra Sinfônica Jovem faz primeiro concerto na China

A música vai levar a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás para o outro lado do mundo. Quebrando barreiras econômicas e culturais, os 81 integrantes, incluindo os jovens músicos e equipe, que compõem a orquestra foram convidados para tocar na China. 

Os jovens desembarcaram na China no último domingo, dia 25, e a partir desta terça-feira, dia 27, até 5 de janeiro, a OSJ vai apresentar oito concertos nas cidades de Ningbo, Huzhou, Huzhou, Nantjing, Shaoxing, Shaoxing Keqiao, Deqing, Hangzhou e Shengsi. A apresentação desta terça será no Ningbo Grand Theatre, na cidade de Ningbo, próxima a Xangai. Fundada em 2001, no Governo Marconi Perillo, a orquestra fará concertos inéditos e históricos.

Segundo levantamentos feitos, será a primeira orquestra sinfônica brasileira a se apresentar no país oriental. “Um feito histórico para uma orquestra de Goiás”, afirma o maestro Eliseu Ferreira, regente titular da Orquestra.

O repertório dos concertos dará destaque à música brasileira, com composições de Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira; Camargo Guarnieri, e alguns clássicos da MPB, como Manhã de Carnaval, Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil. A regência está a cargo dos maestros Eliseu Ferreira e Gottfried Engels (Alemanha) e como solista o músico Arthur Lauton (violino).

O governador Marconi Perillo falou da importância da Orquestra Jovem para o contexto cultural do Estado, destacando o trabalho de formação artística e o reconhecimento que o grupo tem alcançado. Disse ainda que Goiás será muito bem representado, assim como foi em outras turnês internacionais da Orquestra.

O maestro Eliseu Ferreira, regente titular, afirmou que a participação do Governo de Goiás foi fundamental para a concretizar o desafio de chegar lá.


Leia mais sobre: Entretenimento