05 de dezembro de 2025
Música

Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta concerto especial em homenagem aos 200 anos de Johann Strauss II

Sob regência da maestra associada Mariana Menezes, o público poderá apreciar algumas das obras mais icônicas do compositor, como "No Belo Danúbio Azul" e "Valsa do Imperador"
A iniciativa integra o projeto de democratização do acesso à cultura promovido pelo Governo de Goiás. Foto: Divulgação.
A iniciativa integra o projeto de democratização do acesso à cultura promovido pelo Governo de Goiás. Foto: Divulgação.

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza, nesta terça-feira (17), às 20 horas, no Teatro Sesi, um concerto especial em celebração aos 200 anos de nascimento do compositor austríaco Johann Strauss II, mundialmente conhecido como o “Rei da Valsa”. A apresentação faz parte da série Concertos Educacionais e tem entrada gratuita, sem necessidade de retirada antecipada de ingressos.

Sob regência da maestra associada Mariana Menezes, o público poderá apreciar algumas das obras mais icônicas do compositor, como “No Belo Danúbio Azul”, “Valsa do Imperador”, “Vozes da Primavera”, “Thunder and Lightning Polka”, “Champagne Polka” e a célebre “Marcha Radetzky”. O programa foi elaborado para destacar a genialidade de Strauss, cuja música atravessou gerações e consolidou a valsa como símbolo de elegância e celebração.

A iniciativa integra o projeto de democratização do acesso à cultura promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A série de concertos tem como objetivo aproximar o público da música de concerto, reforçando o papel educativo e social da Orquestra.

Reconhecida como um dos principais grupos orquestrais da América Latina, a Filarmônica de Goiás tem conquistado destaque internacional, com elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações dedicadas à música clássica no mundo.

Johann Strauss II (1825–1899), autor de mais de 400 obras, entre valsas, polcas, marchas e operetas, deixou um legado que continua encantando plateias em todo o mundo.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado