20 de novembro de 2024
Notícias do Estado

Organizado por Eliane Pinheiro, 1º Festival da Cachaça de Orizona começa na quinta

Organizado pela deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN), foi aberto na noite desta segunda-feira o 1º Festival da Cachaça de Orizona, que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, em meio à comemoração dos 167 anos do município. A solenidade aconteceu no Palácio das Esmeraldas, com a presença do governador em exercício, José Vitti (PSDB). A cachaça é o produto mais famoso do Orizona, mas ainda é refém de processos de produção artesanais, que fazem com que a fabricação continue muito aquém do potencial da cidade.

Para montar o Festival, Eliane buscou apoio do Sebrae e da Goiás Turismo. A proposta é profissionalizar os alambiques locais e transformar a bebida em mais uma vitrine para turistas. A deputada afirma que o circuito, além de gerar receita, vai estimular a saída do mercado informal com a criação de um selo de qualidade. A formalização, por sua vez, criará mais empregos. “Um alambique que produz 30 mil litros por ano hoje emprega, em média, quatro pessoas. Em pouco tempo a gente consegue elevar a produção de cada uma destas ‘empresas’ para 70 mil, pelo menos”, diz Eliane.

Localizada na região oeste do Estado, Orizona é berço de cachaças famosas já extintas como Marçalina e Dito Pedro. Muitos dos pioneiros que ajudaram a fundar o município, no início dos anos 1700 (ainda com o nome de Campo Formoso), eram produtores foragidos que haviam participado da Revolta da Cachaça, em Minas e Rio de Janeiro, contra o Fisco português.

O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal (PSDB), vê o circuito como oportunidade para resgatar a história da cidade, mas além disso melhorar a receita da prefeitura, que passa por dificuldades. “Já tivemos aqui cerca de 70 alambiques. Hoje são uns 25, poucos são legalizados. A maioria está na ilegalidade. Queremos que sejam os melhores do Brasil”, afirma.

PROGRAMAÇÃO
O Festival começa no dia 14 de setembro e vai até o dia 16, sábado. Além de shows e da apresentação da banda da Polícia Militar, no primeiro dia haverá também palestra com representantes do Sebrae sobre a necessidade de se profissionalizar a produção da cachaça no município. No dia seguinte serão três palestras com representantes do Sebrae, todas elas no Sindicato Rural. Está prevista a abertura de estandes com exposição de artesanato local, exibições de dança, coral, e o mais importante: oficinas para ajudar os produtores de cachaça local a otimizarem a fabricação e venda dos seus produtos.

No sábado, último dia do evento, haverá oficinas de artesanato (pintura e dança), recital de poesia, apresentação de Folia de Reis, quadrilha, show de talentos para apresentadores locais, estandes com comidas feitas a partir de receitas típicas, uma sessão solene na Câmara Municipal e um evento com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB). O encerramento acontece com um show do cantor Gabriel Abreu.


Leia mais sobre: Notícias do Estado