15 de setembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:54

Organização Social vencedora do primeiro lote de escolas sairá até sexta, 15

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) recebeu nesta segunda-feira (15) os envelopes de dez Organizações Sociais (OS’s) interessadas em participar da avaliação do Estado que visa selecionar a OS que fará a gestão do primeiro lote de escolas. Nesta primeira etapa, serão transferidas as gestões de 23 unidades de Anápolis.

Após o recebimento dos envelopes, a Seduce fará a avaliação e divulgada a vencedora até o fim da semana. “Imaginamos que vamos ter trabalho interno de avaliação das propostas até por volta de sexta-feira (19). Uma vez definida a mais bem pontuada, nós chamaremos [a vencedora]. Acredito que até o fim da semana a gente tem o resultado. ”, afirmou a secretária Raquel Teixeira em entrevista coletiva.

Segundo a secretária, serão feitas reuniões entre a Seduce, as escolas e a OS vencedora para preparação, entendimento, conhecimento, definição de metodologia de trabalho. “E mão na massa, começar um trabalho que visa a qualidade do ensino público de Goiás, para trazer inovações de gestão, agilidade, eficiência para um sistema que já é bom”, explicou.

Raquel Teixeira ressaltou que serão avaliados os índices de experiência em gestão de escolas, infraestrutura, vigilância, limpeza, proficiência, equidade, entre outros, das OS’s. “Há metas muito claramente definidas. Cada Organização Social faz sua proposta, a Comissão vai analisar a que mais sintoniza melhor com o que pretendemos e a pontuação será dada no final do processo”.

Servidores

Questionada sobre a manutenção de, no mínimo, 30% dos servidores concursados nas escolas, a secretária informou que os diretores e professores de todas as unidades serão mantidos, principalmente os efetivos.

“A escola permanece como ela é. Se tem 80% de professores efetivos, ela continua com 80%. Há de ter o mínimo de 30% obrigatório, que se aplica principalmente para as escolas do Entorno do Distrito Federal, onde o número de temporário é muito alto”, disse.

No caso dos temporários, Raquel afirmou que será feita uma avaliação. “Os temporários serão avaliados e só aqueles que não forem aprovados em uma avaliação de qualidade, só aqueles que não atenderem à qualidade demandada ou necessária para a implementação do currículo é que serão substituídos, mas a princípio os professores e servidores administrativos permanecem nas escolas como estão hoje”.

Primeiro lote

O primeiro lote de escolas é composto por 23 unidades de Anápolis. Para o estudo de divisão de lotes, a secretaria destacou que algumas cidades foram divididas e outras unidas para poder adequar ao número ideal, e que Anápolis não teve nenhuma alteração.

“Nós fizemos um agrupamento das 40 regionais da em 16 macroregiões. Goiânia, por exemplo, foi subdividida em duas, Aparecida em duas, outras menores se juntaram para que a gente tivesse um número equilibrado de alunos. Então, houve um agrupamento geográfico e por número de alunos dessas escolas. Anápolis foi a única regional que se manteve inalterada, não foi dividida nem agregada, portanto, nos pareceu o melhor espaço para começar”, concluiu. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários