24 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Opositor de Evo apela ao Brasil: ‘Queremos eleições livres’

Em passagem por Brasília, o ex-presidente da Bolívia Jorge (Tuto) Quiroga fez périplo junto a autoridades para conclamar o governo a ratificar acordo de 2008 avalizado pela OEA, o Parlamento Andino e o próprio governo boliviano por eleições livres no País vizinho. Opositor de Evo Morales, Quiroga criticou a manobra constitucional por interpretação do presidente que lhe dá direito a terceiro mandato. ‘Aqui, Lula cumpriu a Constituição. Queremos eleições livres e respeito à democracia’, disse Quiroga.


Na fila
A disputa ocorre em Dezembro do ano que vem, e Quiroga (presidente sucessor de Banzer, em 2000/2001), maior opositor de Evo, não descarta concorrer.

Canja boliviana
À coluna, Quiroga é cauteloso: ‘Ainda não é o momento. Um candidato brasileiro não se anuncia na Bolívia..’, brincou. Ele é amigo e aliado do senador Roger Molina.

Ai, doutora!
Como Eduardo Campos (PSB) já cuida da imagem para a futura campanha: ontem trincou um dente e correu para o consultório.

Pista livre?
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é candidato declarado ao governo do Ceará. “Não tem como não concorrer num cenário desses.” Refere-se à ausência dos irmãos Ciro e Cid Gomes na disputa e também a de Tasso Jereissati (PSDB). Sem candidato potencial, os Gomes já testam seis nomes nas sondagens.

Ôh das luvas!
Entendedor de luvas, mas as do futebol , o ex-goleiro e deputado federal Danrlei (PSD-RS) deu parecer favorável na Comissão de Cultura pelo PL 5.276/13 para aprovação do Dia Nacional do Boxe, todo 26 de Março.

Licitação a jato
A espionagem americana vai custar caro aos EUa, representados pela Boeing na licitação da FAB. O governo conversa com consórcio da Índia que representa o russo Sukhoi T-40,o melhor caça do mundo e preferido dos pilotos brasileiros.

Brinquedo grande
O avião de caça é capaz de dar um ‘cavalo de pau’, de tão potentes turbinas. Na gestão de Nelson Jobim na Defesa, um piloto brasileiro o testou.

Quem se habilita?
Engraçado esse STF. Derruba o diploma de jornalistas e agora fará concurso para seis vagas na Comunicação, na corte onde o presidente manda repórter chafurdar na lama.

Guerra virtual
Instada a não deixar o tema espionagem morrer, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara vai convidar o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica para audiência pública, para debater a política de privacidade do Google.

Mundo perdido
Vazou na internet vídeo de pastor da Assembleia de Deus no Sergipe, digamos, tirando o capeta de uma fiel, mas na cama de um motel. Ela é mãe de quatro filhos e casada com policial cabra macho. O ‘pastor’ é um ex-traficante. Deu no blog do Luis Pablo.

Piada pronta
Em meio ao debate sobre direito autoral (biografias), eis o que apronta o ministério da Cultura: matéria divulgada não deu crédito ao deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) como autor da PEC da Música, promulgada no Congresso, que barateia o CD e afins.

Meia vida
Aliás, biografia virou via mercadológica de meias trajetórias: nas vitrines encontram-se duas de Justin Bieber, lançadas aos 15, que ainda usa fraudas. A de Anderson Silva, antes de levar aquela surra, e a de Neymar, sequer campeão na Europa.

Agora vai
De José Serra, em Brasília, mais um no debate sobre direito a biografia não–autorizada: ‘Eu ainda não tenho opinião sobre este assunto’. Ainda.

Ass(f)alto novo
Que a coluna esteja errada, mas há perigo de Brasília ter seu pedestre mártir sem as faixas, apagadas pelo programa Ass(f)alto Novo no Plano Piloto. Cenas se repetem: um cidadão apressado diante de motorista desatento são quase-atropelos diários.

Ponto final
Chegando o horário de verão, praga da incompetência de sucessivos governos no setor energético.
________________________________________
Com Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini