Depois de muitas ações isoladas, os partidos de oposição em Goiás deram ontem, 13, ainda que timidamente o primeiro passo para a tentativa de união para a disputa das eleições do ano que vem. Reunidos em um hotel de Goiânia, os presidentes do PMDB, PT, PTN, PSC, PCdoB, PRTB e PPL discutiram ações conjuntas visando a unidade das legendas que se opõem ao governo estadual.
O presidente regional do PMDB, deputado Samuel Belchior saiu otimista do encontro. Segundo ele, o pensamento é de unidade das oposições. “Creio que existem muitas chances de caminharmos juntos, o nosso objetivo é o mesmo”, afirma ele.
A iniciativa dos partidos visa fomentar um trabalho em conjunto para discutir os problemas de Goiás, fiscalizar as ações de governo e apontar soluções. De acordo com Samuel Belchior, a discussão de nomes para uma possível chapa de unidade ficará para outro momento.
Dos presidentes de partidos convidados para o encontro, três não compareceram: Jorcelino Braga (PRP), Flávia Morais (PDT) e Vanderlan Cardoso, que acaba de assumir o comando do PSB. Eles, porém, mostraram-se dispostos a participar das próximas reuniões. O próximo encontro será no dia 27 de maio.
Entre as iniciativas dos partidos de oposição, também está o fortalecimento das ações da bancada de oposição na Assembleia Legislativa. Outra proposta discutida, que será definida no próximo encontro, é a realização de encontros com todas as legendas reunidas, criando um calendário para a oposição no Estado.
Ainda de acordo com Samuel Belchior, há uma crença grande na possibilidade de unidade dos partidos por que o cenário nacional aponta nessa direção. “Só uma mudança muito forte nas articulações nacionais inviabilizaria essa unidade hoje”, acredita ele.
Dispersão
Até aqui, as ações dos partidos de oposição se dão de forma isolada. A deputada Iris de Araújo (PMDB) cunhou a caravana da oposição e já realizou duas edições no interior do Estado. Os deputados estaduais visitaram o prefeito de Aparecida de Goiânia em outra agenda definida como caravana. O deputado federal Rubens Otoni (PT) também realiza de forma isolada encontros em todo o Estado.
Leia mais sobre: Política