10 de janeiro de 2025
Opinião
Publicado em • atualizado em 29/01/2019 às 19:28

Um novo programa?

Jardel Sebba, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Catalão
Jardel Sebba, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Catalão

 

Jardel Sebba (*)


Um novo programa. Socialdemocrata. Contemporâneo da globalização das mudanças. Na Eco­nomia. Na Sociedade Civil. Na Sociedade Política. Até no comportamento. Com a Revolução Informacional. Fundado na aversão à cultura patrimonialista. De extensão dos vícios da privada para a obtenção de benefícios públicos. Uma tradição não republicana. Herança da Casa Grande & Senzala. Do Brasil escravocrata. Tempo passado que resiste ao Tempo Presente.

O diagnóstico da economia é trágico. Analistas apontam para um decrescimento da economia mundial. A desaceleração da China. O Estado, sob a hegemonia do PCC, partido único, investirá no mercado interno. Para criar um mercado de massas. Com uma classe média robusta. O ape­tite por commodities da América Latina irá sofrer redução. A Comunidade Europeia tropeça no Brexit e do baixo crescimento de Espanha, Irlanda, Itália, Romênia, Bulgária, Albânia, Hungria.

A projeção é de que a crise invadirá os Estados Unidos das Américas. Os EUA. Apesar do protecionismo de Donald Trump. Um republicano. Até julho. O que afetará o seu crescimento. Com reflexo em cadeia global. A América Latina apresenta um futuro crítico. Venezuela à beira da guerra civil. A maior fonte de reservas de petróleo mundial. Honduras, com crise imi­gra­tó­ria. El Salvador, refém do crime organizado. Colômbia, com a volta das guerrilhas. Longe da paz

O Brasil traz um contingente de 27,7 milhões de desempregados & desalentados. Com 36 milhões de pessoas no mercado de trabalho informal ou invisível.  Assim como com 48,5 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Abaixo da linha de pobreza. Um percentual da população que consome menos de dois dólares por dia. A pobreza extrema. Alta taxa de homicídios: 63.880,em 2017. 13 milhões de analfabetos. Acelerada desindustrialização.

Com 208 milhões de habitantes, um País de dimensões continentais, oitava economia do mundo, trata-se do 9º no ranking em desigualdade econômica e social. A plataforma do PSDB refundado deveria ser de defesa da economia de mercado, com um ensaio de reindustria­lização, uma reforma tributária. Além de Reforma Política. Para reduzir o número de partidos de aluguel. Mais: estabelecer legendas programáticas, com saídas para retirar a Nação da crise

O PSDB possui quadros nacionais e em Goiás. Para voltar a ocupar o Poder. A República. 2020 é o primeiro passo. O vestibular. Para as urnas eletrônicas de 2022. Com uma agenda para reformar as instâncias orgânicas do PSDB pela base. Com setoriais de mulheres, juventude, sindical, afrodescendentes, vereadores, ex-vereadores, prefeitos municipais, ex-chefes de executivo, deputados estaduais e federal. Com ex-agentes públicos. É o que apresento à sociedade e ao partido. Para a convenção de maio de 2019. Rumo a um novo destino.


Jardel Sebba é médico, produtor rural, ex-deputado estadual por quatro mandatos, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, governador do Estado interino em duas oportunidades, ex-secretário de Estado de Gabinete, ex-prefeito de Catalão, torcedor do Clube de Regatas Flamengo e pai do jornalista Jardel Sebba Filho, hoje em São Paulo, e de Gustavo Sebba, médico e atual deputado estadual [2019-2022], já em um segundo mandato.