22 de novembro de 2024
Opinião
Publicado em • atualizado em 09/01/2023 às 20:59

Soluções tecnológicas para aumentar vendas

A tecnologia e a internet facilitaram diversas práticas que melhoram os processos empresariais, usando dados e conhecimentos que se encontram ligados em uma teia global. A World Wide Web tornou-se um veículo de comunicação dinâmico que criou comunidades em sociedades mediadas por informações; informações estas que são criadas por amadores e profissionais, e compiladas em grandes sistemas de processamento de dados, acontecendo a troca de informações cada vez mais acurada. 

Empresas que buscam otimizar os processos de vendas, deveriam cada vez mais utilizar métodos para conhecer melhor seu público e as preferências que estes têm, com base nas interações e históricos de acesso em sites, plataformas e redes sociais. Isso por que, na atualidade a tecnologia tem mudado os cenários em que o mercado se desenvolve, impulsionando negócios via internet, mostrando que a globalização de produtos e serviços ultrapassou barreiras geográficas e comerciais, gerando nesta plataforma global, oportunidades para o crescimento de empresas na venda de produtos tangíveis e intangíveis.

Diversas tecnologias nascidas na era digital têm dado forças para que negócios sejam construídos com visão inteiramente digital. São estes nativos digitais que trazem grandes mudanças no mercado interno e externo de muitos países. O Big Data, por exemplo, é uma área do conhecimento que mostra como tratar, analisar e obter informações a partir de um conjunto de grande volumes de dados. Se não conhece, deve começar a estudar sobre o assunto imediatamente.

Usando ferramentas como o Big Data, que é baseada na análise e interpretação de grande volumes de dados, é possível iniciar projetos internacionais em regiões com comportamento diferente ao local, utilizando os dados, conhecimentos e informações geradas por esta metodologia de pesquisa. Com isso, como diz o artigo “Search Engine Optimization – SEO: A Contribuição do Bibliotecário na otimização de websites para os mecanismo de busca”, é  “garimpando” melhores opções com base em dados reais, que se iniciam novos mercados e é possível se manter e aperfeiçoar os existentes.

Além disso, conhecimentos derivados de dados demográficos, das preferências de clientes locais, de interesses de pesquisa, do tempo de permanência em sites e dos perfis traçados dos clientes, são algumas das possibilidades geradas a partir da análise de grandes volumes de dados com a internet.

Hoje já é possível ver que é um lugar de interação não somente entre pessoas, mas também entre máquinas por meio da criação de modelos de padrões disponíveis a todos, independentemente do idioma, cultura e localização geográfica. As relações comerciais globais acontecerão primeiro na internet e as forças e fraquezas empresariais serão medidas também digitalmente. 

O poder da interação de empresas com clientes será mais valiosa que sua estrutura física ou valor monetário; por isso as instituições devem usar tecnologias para captação de clientes, aumento de vendas e fidelização dos clientes.

O valor está nas comunidades virtuais e as comunidades virtuais dão valor às empresas e, quem ficar de fora, está fadado ao fracasso.

Por fim, a gestão do conhecimento direcionado às decisões organizacionais estratégicas têm levantado a importância da disseminação de ferramentas digitais que visam a otimização do uso de dados previamente vistos isoladamente e que, se analisados em conjunto, mostram padrões e comportamentos que finalmente aumentarão as vendas de produtos e serviços.

Dr José Israel Sánchez Robles, médico naturalizado Brasileiro, chegou em Goiânia no ano de 2001 e se apaixonou pela cidade e pela sua gente.

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