06 de janeiro de 2025
Opinião
Publicado em • atualizado em 07/04/2023 às 09:01

Saúde muito além da cura

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril. (Foto: reprodução)
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril. (Foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (7), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, é importante reforçar que, essa palavra vai muito além da cura de doenças ou a ausência de enfermidades. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou qualquer profissional da área que se preze, a saúde é, também, um estado de bem-estar físico, mental e social que envolve não apenas uma condição física, mas aspectos emocionais, comportamentais, psicológicos e sociais.

Com este conjunto, uma pessoa considerada saudável consegue a tão desejada qualidade de vida, que é positiva quando se desempenha atividades cotidianamente, se enfrenta tudo de forma positiva e adaptativa, além de se ter a  capacidade de prevenir doenças.

A saúde  física e mental são a base para o completo estado de bem-estar e para isso é necessário ter alimentação equilibrada, sono restaurador e praticar atividades físicas diárias.

A harmonia entre físico e o mental é também necessário para ter saúde, sendo vital desenvolver um  equilíbrio emocional, cognitivo e comportamental  para enfrentar os desafios do día a día, gerenciando emoções, lidando bem com o stress, tendo relacionamentos saudáveis, com autoestima e autoconfiança para tomar decisões assertivas  com senso de propósito e significado.

O bem estar mental também se refere à busca pelo desenvolvimento pessoal contínuo, que permita expandir seus recursos psicológicos e melhorar sua qualidade de vida podendo inclusive  usar de técnicas de relaxamento, fortalecendo os  relacionamentos interpessoais e outras estratégias para promoção da saúde mental para assim ter uma vida satisfatória e com propósito holístico.

O bem-estar social considera o indivíduo não como um ente isolado e sim em coletividade, interagindo com seus próximos e participando da construção de uma sociedade justa, com respeito e empatia, sabendo que além das condições básicas como moradia adequada, transporte público, educação, emprego e saneamento básico, é necessário manter um engajamento cívico, com coesão social, fortalecendo a liberdade e diversidade, a socialização em espaços públicos,  dessa forma construir o bem coletivo que é importante para a saúde individual.

Para conseguir este estado de saúde precisamos da participação de quem nos governa, da nossa sociedade e de nós mesmos, porque somente assim teremos saúde, qualidade de vida e harmonia.

Dr José Israel Sanchez Robles fala sobre pilates e seus benefícios. (Foto: divulgação)

José Israel Sánchez Robles é médico intensivista e nutrólogo

A opinião deste artigo não necessariamente reflete o pensamento do jornal.