Está aberta a temporada de caça aos recursos eleitorais, as chamadas vaquinhas. Com o fim das doações empresariais, a legislação eleitoral permite que o eleitor doe recursos para a campanha de seu candidato.As vaquinhas são o primeiro teste de fogo para os políticos, que devem enfrentar o mau humor do eleitorado.Registre-se que, ao contrário de países como os Estados Unidos, o eleitor brasileiro não tem o costume de doar dinheiro para políticos.
O quadro que existia anteriormente, e que para muitos foi responsável por conduzir as campanhas eleitorais para o pântano da corrupção desenfreada, era a doação empresarial. A estratégia na prática virou um balcão de negócios. O empresário doava dinheiro para campanha do político e, quando este era eleito, apresentava a conta.
O “pagamento” vinha em forma de licitações fraudulentas, propinas, isenções tributárias. Quer saber mais, é só ler os inquéritos da Lava Jato.A previsão é que, em tempos de pastos secos, as vaquinhas estejam magras, desmilinguidas. Como um eleitor endividado, cheio de contas para pagar, desiludido, duramente atingido pelos efeitos nocivos da crise econômica, perplexo com tanto desvios e mazelas envolvendo os recursos públicos, vai ter disposição para doar dinheiro para político prometer que daqui pra frente tudo será diferente?
Marcos Cipriano é Jornalista especializado na cobertura política