29 de agosto de 2024
Opinião
Publicado em • atualizado em 13/02/2022 às 00:35

O futuro das relações de trabalho no 25º congresso do IGT

Thaynnara Ferro é advogada trabalhista, diretora do IGT e está entre os diversos presidentes de mesa do 25º Congresso do Instituto Goiano de Direito do Trabalho.
Thaynnara Ferro é advogada trabalhista, diretora do IGT e está entre os diversos presidentes de mesa do 25º Congresso do Instituto Goiano de Direito do Trabalho.

A introdução de novas tecnologias de comunicação e informação têm influenciado sobremaneira as relações laborais. Com o intuito de fomentar o debate e a reflexão sobre os impactos dessas mudanças para empregados e empregadores, o Instituto Goiano de Direito do Trabalho, realizará, no auditório do complexo trabalhista do TRT 18, de 05 a 07 de junho, o seu 25º congresso cujo tema é “Futuro do trabalho e novas tecnologias”.

As necessidades do mercado de trabalho não são as mesmas de alguns anos atrás e o Direito do Trabalho, para se adequar à realidade, apresentou novas modalidades de contratação e ajustou institutos existentes a fim de melhor atender às necessidades mercadológicas. A exemplo, a terceirização, que há pouco tempo era restrita a determinados segmentos e limitada à execução de atividades meio, hoje pode ser implementada em todos os segmentos e em todas as etapas do processo produtivo.

Vivemos a quarta revolução industrial, a qual é marcada pela automatização de várias funções, pela inteligência artificial e pela predominância da prestação de serviços. A legislação deve se ater às diversas inovações que são esperadas em meio às transformações acarretadas pelo rápido ciclo tecnológico. Além disso, já há mudanças sentidas no dia-a-dia, como o uso intensivo das redes sociais no local de trabalho, que inebria a fronteira entre a vida pessoal e profissional.

Certamente, há muito o que se debater sobre o futuro do direito do trabalho e sobre a atuação trabalhista em tempos de incertezas e evoluções. Por essa razão, o 25º congresso do IGT realizará painéis, palestras com 12 mesas temáticas, com grandes nomes do Direito e Processo do Trabalho, dentre advogados, juízes e ministros do TST. Dentre alguns dos temas que serão abordados estão: “A descentralização produtiva da terceirização e fragmentação empresarial”, “Quarta revolução industrial e novos riscos ambientais trabalhistas”, “Atuação do advogado trabalhista pós-reforma”, “Novas modalidades do contrato de trabalho” e “Ambiente do trabalho e redes sociais”.

Neste ano, o IGT, com muito orgulho, divulgará o edital do Mestrado em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios, direcionado aos filiados ao IGT e realizará um concurso de artigos relacionados ao tema do evento, do qual o artigo vencedor será publicado pela editora LTr.

O convite a participação do evento é amplo a todos que se interessam pelo Direito do trabalhista e o futuro das relações laborais. As inscrições são realizadas pelo site do IGT.