21 de novembro de 2024
Opinião
Publicado em • atualizado em 23/10/2024 às 12:56

Fakes news de Fred contra Mabel e Goiânia

Nos últimos dois dias, dois fatos reveladores sobre o candidato do PL à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues.

1
Critico contumaz das fake news, o próprio Fred levou ao seu programa eleitoral na TV uma fake news escancarada, com uma interpretação mentirosa de entrevista do seu adversário, Sandro Mabel (União Brasil), para o portal Diário de Goiás.

2
Defensor intransigente da verdade e da moralidade, o mesmo Fred tem o que se explicar, segundo reportagem do Jornal Opção: não, ele não é bacharel em Direito, não é formado pela PUC Goiás, como informou ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O que dizer.

A
Participei da entrevista com Mabel, feita junto com o proprietário do DG, jornalista Altair Tavares. Com a insistência do empresário em dizer que não seria candidato a prefeito de Goiânia, eu insisti no tema, com uma provocação. Hipoteticamente, imaginei e verbalizei uma cena: Altair e eu chegando em sua residência para uma entrevista e sua esposa dizendo que ele estava dormindo.

B
Fácil encontrar a gravação da entrevista internet. Trabalho teve o editor de Fred, que distorceu todo o sentido do ocorrido. Além de ter levado a fake news para a internet, dois vídeos curtos (será que tem mais?) foram espalhados em grupos de WhatsApp. O objetivo: chamar Mabel de preguiçoso. E isso depois de Fred ter enfrentado igual “acusação”: acordar tarde, não gostar de trabalhar.

C
Alguém acredita que entre os defeitos de Mabel esteja o de ser preguiçoso? Isso cola? O que mais parece é que o objetivo não é fazer crer que Mabel seja preguiçoso, algo que ‘briga’ com a realidade. O objetivo parece mais estratégico dentro dos discursos de campanha: criar uma vacina para o que tem sido dito dele, inclusive colegas parlamentares: ele acorda tarde e não mostra histórico de trabalhos realizados. Discurso contra discurso.

Os embates de campanha são inevitáveis e até necessários, para se conhecer melhor quem é quem. Como são os fatos. A partir daí é que o próximo prefeito de Goiânia será escolhido. Goiânia merece respeito é uma boa frase de efeito, mas é acima de tudo um fato inquestionável. Que Fred prega uma coisa e pratica outra, ficou alguma dúvida?

(Publicado originalmente no Massa e Poder, em 23/10/2024)

Vassil de oliveira.jpeg

Foi presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação Pública de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).

A opinião deste artigo não necessariamente reflete o pensamento do jornal.