10 de janeiro de 2025
Opinião
Publicado em • atualizado em 28/10/2016 às 17:26

Enem: Planejamento, dedicação e preparo fazem a diferença

Tathiane Deândhela
Tathiane Deândhela

A próxima semana deve ser de expectativa, ansiedade e nervosismo para os cerca de 9 milhões de estudantes de todo o país que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro. Isso porque a prova deixou de ser apenas um instrumento de avaliação da educação para se tornar a principal forma de ingresso no ensino superior.

Boa parte das universidades públicas já utiliza a nota da prova como critério exclusivo de ingresso. Também é possível conseguir uma vaga do Prouni nas faculdades particulares com a nota do Enem e fazer a prova é requisito obrigatório para conseguir financiamento estudantil pelo Fies.

É comum, portanto, que os candidatos sintam muita pressão ao participar da prova. Nesse sentido, planejamento e foco, tanto na preparação como no momento do exame, podem fazer a diferença entre quem vai sobressair ou não no momento dos resultados.

Em primeiro lugar, é preciso estar preparado para o Exame, é isso que vai garantir mais segurança e tranquilidade. No dia da prova, o que o candidato não sabe, não vai aprender naquele momento, e entre a abertura das inscrições e a data do exame houve muito tempo para que todos se preparassem. Portanto, uma dica é aproveitar esse tempinho que ainda falta para revisar temas importantes, tirar dúvidas e estar seguro no “Dia D”. Mas, sem muito exagero na reta final, pois é preciso estar descansado e com a cabeça fria, pois a prova é longa.

Assim como descansar a mente, cuidar do corpo é primordial para um exame cansativo como é o Enem. Por isso, é preciso dormir e se alimentar bem nos dias que antecedem a prova. Nada de abusar de comidas pesadas e gordurosas, ou do álcool (para aqueles que são maiores de idade e podem consumi-lo). Na véspera da prova vale a mesma regra, assim como no dia do exame. Nada de sair de casa com fome, ou de comer demais, correndo o risco de não se sentir bem justamente no momento mais aguardado do ano.

Por fim, além de sair mais cedo (bem mais cedo) para a prova, é preciso conhecer o trajeto para o local da avaliação, e até atalhos para ele, afinal, poucos minutos antes do exame não é hora de se desesperar procurando um lugar onde nunca foi na vida. Se o candidato vai de ônibus, a antecedência é ainda mais importante, afinal ninguém quer aparecer no dia seguinte nas manchetes de “atrasados do Enem”. 

Durante a prova é importante começar pelas questões que mais gosta, pois o sentimento de saber responder muitas coisas no início darão confiança e inteligência emocional para enfrentar questões mais complexas. Não deixe a redação por último, pois ela exige criatividade e cabeça fria, logo, depois de responder muitas questões tensas, pode ser que não tenha cabeça ou nem sobre tempo para concluir a redação. Lembre-se sempre de revisar as questões no final, pois é muito comum as pessoas errarem questões básicas, simplesmente por falta de atenção.

Seguindo essas dicas, dificilmente o candidato terá problemas. Provavelmente conseguirá fazer uma prova tranquila e comemorar depois. Se, mesmo assim, não se sair bem, não é preciso desespero, não é o fim do mundo. No ano que vem haverá outra prova e a dedicação e persistência, mais cedo ou mais tarde, dão resultado. Boa sorte a todos!

Tathiane Deândhela é mestre em Liderança Empresarial, Executiva  Multidiciplinar, especialista em Gestão do Tempo  e Negociação pela Universidade  de Havard. Diretora  de  Educação da  Associação  de Jovens  Empresários e  Empreendedores  (AJE).  Autora do Livro  “ Faça  o Tempo Trabalhar  para Você  e  alcance resultados extraordinários”