Por: Marcos Vinicius Felipe, jornalista
O homem era simples. O nome também: Darci Accorsi. Mas poderia ganhar mais um sobrenome e ficar Darci Alegria Accorsi.
Sorriso generoso, riso alto. Abraço acolhedor.
Onde ia, Darci levava junto sua felicidade de viver.
O menino pobre, nascido em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, lutou muito. Formou-se em Filosofia em Caxias do Sul e como um bandeirante veio desbravar as terras goianas, instalando-se com a dona Lucide em Itapuranga-GO.
Ali começaria a vida acadêmica e política e teria a primeira das muitas alegrias, com o nascimento da filha querida, Adriana Accorsi.
Darci era alegria, sonho e coragem.
Sonhou o sonho de Paulo Freire e foi levar educação aos rincões de Goiás.
Sonhou um mundo mais justo e foi fundar o Partido dos Trabalhadores, ao lado de Lula e de milhares de outros brasileiros que queriam o Brasil livre da Ditadura.
E foi sonhando com a volta da democracia que pôs os pés na estrada, sendo candidato a deputado federal em 1982.
Em 1985, candidata-se a prefeito de Goiânia e muda o jeito de fazer política em Goiás. Com o programa “Cadeira de Barbeiro”, levou uma mensagem de esperança aos goianienses.
Ganhou a eleição, mas não levou.
O povo devolveu em 1992, o que foi tomado das urnas nas apurações de 1985. Darci seria eleito o primeiro prefeito do PT em Goiânia, e naqueles quatro anos, marcaria para sempre seu nome na história da capital de Goiás.
Professor querido, pai amoroso, amigo fiel. Foram estas as qualidades que Darci Accorsi levou para a prefeitura de Goiânia.
Abriu as portas do Palácio das Campinas. A prefeitura era do povo. Mas Darci queria mais: e o prefeito foi aos bairros, e não só abriu as portas da prefeitura, mas abriu a administração para que o povo pudesse opinar sobre os destinos da cidade.
Darci Accorsi criou o Goiânia Viva, e com ele o Orçamento Participativo. Em cada bairro de Goiânia a população se reunia com o prefeito e com os secretários e decidia qual obra seria feita.
E foi aí que o asfalto que antes só chegava aos bairros nobres, passou a beneficiar os bairros da periferia.
Em seu governo, Darci asfaltou mais bairros que a soma dos outros prefeitos que o antecederam. Que o digam os moradores das Região Noroeste, Sudoeste, Leste, Oeste e Norte da capital.
Mas Darci queria mais.Queria dignidade para o povo sofrido da favela do Morro do Aranha, e para pôr fim ao sofrimento e humilhação de pais e mães de família, criou o Residencial Goiânia Viva.
Aqueles casebres precários ficaram para trás, e o povo ganhou casas de alvenaria, e um bairro que hoje é um dos marcos da luta pela casa própria em Goiânia.
O escritor Ariano Suassuna dizia que os grandes homens, os poetas, aqueles que amam a vida não conhecem a morte, eles se encantam e vão viver num outro reino, onde seus talentos são solicitados.
Darci encantou-se, depois de deixar tantos exemplos para serem seguidos e muitas lições a serem aprendidas.
Obrigado Darci. Continue encantando e fazendo amigos, onde que que estiver.
LEIA TAMBÉM: