As operações do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foram iniciadas neste sábado (21). Os primeiros passageiros chegaram ao Aeroporto nesta madrugada. O primeiro voo alçado foi o 3471 da TAM/Latam, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O primeiro desembarque ocorreu por volta das 6 horas, com passageiros do voo 4289 da Azul, vindo de Palmas (TO).
Com a utilização do novo terminal, os usuários deverão acessar o Aeroporto ou deixá-lo pela rua Marabás. “Não haverá acesso ou transporte de passageiros a partir do terminal antigo. Por essa razão, a Infraero orienta o passageiro a verificar o mapa de acesso”, explica o superintendente do Aeroporto, Alessandro Máximo.
O novo terminal conta com dois andares e 34,1 mil metros quadrados, quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e canais de inspeção – raio-x e detector de metal – e estacionamento com 971 vagas.
Segundo a Infraero, com a nova estrutura, a capital poderá receber até 6,5 milhões passageiros por ano. Em 2015, o número de passageiros foi de 3,31 milhões. Além disso, o novo terminal possui nova área comercial e de serviços.
Os embarques e desembarques serão assistidos nos próximos quatro meses, para que seja monitorado o funcionamento de estruturas como esteiras e escadas rolantes, pontes de embarque, canais de inspeção, sinalizações e banheiros. O objetivo do monitoramento é garantir a satisfação dos usuários, além da boa operacionalidade da unidade.
“Esse acompanhamento faz parte do processo de transição e o nosso objetivo é assegurar a melhor relação entre funcionamento e orientação de passageiros, empresas aéreas e órgãos públicos que atuam no Aeroporto”, afirma Máximo.
O antigo terminal terá suas funções encerradas na noite desta sexta-feira (20). O último voo está previsto para às 23h50, com destino a Palmas. O último desembarque tem horário de chegada previsto para 00h35, vindo de Guarulhos.
Obras municipais
A Prefeitura de Goiânia também promoveu uma série de obras próximo ao Aeroporto. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), foram instalados semáforo no cruzamento da Avenida Vera Cruz com Avenida Contorno; iniciado o trabalho de sinalização vertical com placas de sentido de via, pares e de estacionamento; iniciada a sinalização horizontal partindo do 42º Batalhão de Infantaria Motorizada até a Rua Marabás; sinalização
horizontal na Rua Caravelas com a Rua Santa Catarina. Na noite desta sexta-feira (20, foi instalado o semáforo do cruzamento da Avenida Vera Cruz com a Rua Caravelas.
Da parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), ainda estão sendo realizados trabalhos de construção de calçadas nas Ruas Marabás e Caravelas, que dão acesso direto ao Aeroporto. Após a conclusão das obras que a sinalização será instalada.
Sob responsabilidade da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a assessoria de imprensa do órgão informou que foram realizados serviços de plantio de grama, poda de grama e árvores, extirpação de árvores mortas, remoção de lixos e entulhos nas ruas próximas, pintura de meio-fio e varrição. Além disso, foi feita a revitalização da Praça do Araguaia, com pintura e manutenção da quadra de esportes, plantio e pode ornamental e limpeza do local.
Leia mais:
- Reparos no Aeroporto não vão interferir na data de início das operações, diz Infraero
- Chuva alaga novo terminal de passageiros do aeroporto de Goiânia
- VÍDEO: Dilma destaca que Goiânia agora tem um aeroporto que merece
Leia mais sobre: Cidades