13 de dezembro de 2025
Segurança Pública

Operação Última Rodada mira integrantes da Força Jovem ligados a ataques na Grande Goiânia

Deic cumpre 20 mandados contra integrantes da Força Jovem acusados de emboscadas e ataques na Grande Goiânia
Polícia Civil e PMGO deflagraram a Operação Última Rodada para prender integrantes de grupo criminoso ligado à Força Jovem. Foto: PCGO.
Polícia Civil e PMGO deflagraram a Operação Última Rodada para prender integrantes de grupo criminoso ligado à Força Jovem. Foto: PCGO.

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Última Rodada, coordenada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot). A ação aconteceu em Goiânia e Aparecida de Goiânia e teve como objetivo o cumprimento de 20 mandados judiciais, sendo 10 de prisão e 10 de busca e apreensão contra integrantes e simpatizantes de um grupo criminoso vinculado à torcida organizada Força Jovem – Zona Central e Zona Norte.

De acordo com a investigação, o grupo é apontado como responsável por ataques e emboscadas na Região Metropolitana da capital. Parte dos investigados também mantém ligação com uma facção criminosa de atuação nacional, o que, segundo a Polícia Civil, aumenta o grau de periculosidade dos envolvidos.

A operação foi realizada após compartilhamento de informações com o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), da Polícia Militar de Goiás, que auxiliou na identificação e localização dos alvos.

Emboscada violenta em outubro

As apurações da Deic/Geprot indicam que o grupo foi responsável pela emboscada registrada em 1º de outubro de 2025, no Conjunto Residencial São Geraldo, em Goiânia. Na ocasião, cinco pessoas que retornavam de uma partida de futebol amador, ligada à torcida Esquadrão Vilanovense, foram surpreendidas por criminosos distribuídos em três carros e motocicletas.

Armados com barras de ferro e porretes, os suspeitos interceptaram o grupo e iniciaram uma série de agressões violentas. As vítimas sofreram ferimentos graves e o ataque marcou um dos episódios mais intensos de violência ligada a conflitos entre torcidas organizadas na região.

A Polícia Civil afirma que a Operação Última Rodada representa um novo passo para desarticular a atuação criminosa vinculada a torcidas organizadas e reduzir episódios de violência relacionados ao futebol em Goiás. Investigadores seguem apurando a participação de outros envolvidos e a eventual ligação de mais integrantes com organizações criminosas.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado