Além do Dia dos Namorados, o dia 12 de junho é marcado pelo Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil. Com alusão ao dia, sete órgãos públicos realizaram uma operação especial entre a última quinta-feira (08) e sexta-feira (09) em diversos estabelecimentos comerciais em Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Instituições como o Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Metropolitana, Juizado da Infância e Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselhos Tutelares de Goiânia, com a participação de 50 agentes dos 07 órgãos, vistoriaram 80 estabelecimentos comerciais em 05 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia onde diversas irregularidades foram detectadas.
Os agentes visitaram estabelecimentos comerciais do Jardim Guanabara, Jardim Novo Mundo, Centro, Morada do Sol e Avenida Rio Verde em Aparecida de Goiânia. De 80 locais visitados, 43 foram reprovados por irregularidades trabalhistas ou por exploração de trabalho infanto-juvenil.
Em relação às irregularidades trabalhistas, de 105 trabalhadores alcançados, 90% estavam sem registro. Em relação ao trabalho de crianças e adolescentes foram detectados 21 flagrantes, sendo 05 crianças de 09 até 12 anos, 08 de 12 a 16 anos e 08 de 16 a 17 anos.
Todos os casos foram autuados e notificados.
Leia Mais:
- Campanha sobre abusos sexuais de crianças e adolescentes orienta população sobre riscos
- Campanhas são chave no combate à exploração sexual de crianças, diz diretora de instituto
- “Conselheiros tutelares são anjos da guarda das crianças, no cumprimento do ECA”, afirma Marconi
Leia mais sobre: Cidades