22 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:05

Operação Férias Turista Seguro alerta população para uso do colete salva-vidas

Operação Férias Turista Seguro.
Operação Férias Turista Seguro.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) lançará nesta sexta-feira (1º) a 42ª Operação Férias Turista Seguro, no 1º Batalhão Bombeiro Militar, localizado no setor Central, em Goiânia. Este ano, o alerta à população será a necessidade de utilização do colete salva-vidas para evitar afogamentos em rios, lagos e piscinas durante as férias de julho. 

Com o lema “Prevenir é o nosso dever, visando garantir o seu lazer com responsabilidade”, o foco será o Rio Araguaia, que é o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano. A expectativa é de que aproximadamente um milhão de turistas visitem Aruanã durante a temporada.

“Todo o esforço institucional está sendo realizado para evitar tragédias, sobretudo no período de férias escolares. Desde o mês de fevereiro, o CBMGO tem realizado palestras e demonstrações nas escolas em todo o Estado, com ações preventivas que já atingiram mais de 20 mil crianças. Como parte do projeto, as crianças estarão presentes na solenidade para prestigiar o trabalho desenvolvido”, explica o comandante da Operação, tenente-coronel Anderson Cirino.

Ainda segundo o CBM-GO, o colete salva-vidas é o principal equipamento de segurança aquática para evitar a morte por afogamento. Um colete em boas condições oferece flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

Os bombeiros estarão presentes às margens do Rio Araguaia, em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. Também haverá um Posto de Comando em Aruanã, que contém instalações e tecnologias para concentrar informações sobre a Operação e acolher veículos de comunicação.

Os bombeiros que vão atuar na Operação Férias Turista Seguro compõem um grupo de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos e já receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção, operação de embarcações, e outros.

Leia mais: 


Leia mais sobre: Cidades