05 de dezembro de 2025
Segurança pública

Operação em Goiás apreende bebidas adulteradas e cigarros eletrônicos ilegais no Entorno do DF

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de intoxicações confirmadas por metanol chegou a 24 casos no país até quarta-feira
Fiscalização em Luziânia, Águas Lindas e Formosa apreende bebidas e cigarros eletrônicos. Foto: Reprodução EBC.
Fiscalização em Luziânia, Águas Lindas e Formosa apreende bebidas e cigarros eletrônicos. Foto: Reprodução EBC.

Diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol no país, as autoridades de segurança de Goiás deflagraram uma operação para combater o comércio irregular de bebidas alcoólicas e produtos proibidos em municípios do Entorno do Distrito Federal.

Na quarta-feira (8), em Luziânia, equipes fiscalizaram quatro estabelecimentos comerciais de distribuição de bebidas. Várias amostras apresentando indícios de adulteração foram apreendidas e encaminhadas para perícia. Já em Águas Lindas de Goiás, foram recolhidas bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, com prazo de validade expirado ou rasurado, além de uma arma de fogo.

Em Formosa, a operação flagrou a venda ilegal de cigarros eletrônicos em dois pontos comerciais, resultando na apreensão dos produtos e na instauração de procedimentos criminais contra os responsáveis. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização de qualquer tipo de cigarro eletrônico no Brasil, e a prática pode resultar em pena de até quatro anos de reclusão.

A ação contou com a participação da Polícia Civil (PCGO), Polícia Militar (PMGO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde. Segundo a PCGO, a operação seguirá ao longo desta semana, com o principal objetivo de evitar a comercialização de bebidas adulteradas com metanol.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de intoxicações confirmadas por metanol chegou a 24 casos no país até quarta-feira. Até o momento, foram registradas 259 notificações, sendo 235 casos em investigação e 145 suspeitas descartadas.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Notícias do Estado