Uma operação de combate ao furto de energia realizada pela Equatorial Goiás, com apoio das Polícias Civil e Científica, flagrou 14 fraudes em 55 inspeções realizadas em supermercados, restaurantes e lojas, por exemplo, nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente e prendeu uma pessoa. Os casos envolvem desde ligações diretas, os famosos “gatos” na rede elétrica, até adulteração de medidores em estabelecimentos comerciais de grande porte.
Um dos flagrantes, onde a ligação da rede era feita sem medidor, ocorreu em um estabelecimento no Bairro Santa Efigênia, em Caldas Novas. A responsável foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia.
“Na quarta-feira (25), uma rede de supermercados foi alvo da operação. Cinco lojas, sendo: quatro em Caldas Novas (duas no Centro e duas no Bairro Turista) e uma em Rio Quente. Todas apresentaram indícios de adulteração nos medidores”, informou a Equatorial.
Fiscalização foca no combate a perdas no sistema
As operações fazem parte do esforço da distribuidora para reduzir perdas no sistema elétrico geradas pelo furto de energia. Desde o início da concessão, foram realizadas 475 ações de fiscalização, com 289 prisões. Em 2025, já foram 117 operações e 77 prisões por fraudes. No ano anterior, foram 290 operações e 158 prisões. Os números refletem o trabalho coordenado com os órgãos de segurança pública.
Dados nacionais das operadoras indicam que a cada 100 reais da conta de energia paga pelo consumidor, R$ 2,60 são custos para cobrir o prejuízo causado por fraudes e as chamadas perdas não técnicas. Essas perdas incluem furtos de energia, erros de medição, faturamento incorreto e outras situações que levam a uma perda de receita para as distribuidoras de energia
Além do prejuízo econômico, furto de energia também traz riscos à rede e à população
Além de crime, o furto de energia representa sérios riscos à segurança. As ligações clandestinas causam sobrecargas, curtos-circuitos e podem provocar incêndios e choques elétricos. Também afetam a estabilidade da rede e prejudicam consumidores que utilizam o serviço de forma regular.
A Equatorial enfatizou que casos como os flagrados nas duas cidades “demonstram que a prática ilegal atinge diversos segmentos, incluindo comércios, hotéis, prédios residenciais e centros de treinamento”.
Como denunciar
A Equatorial Goiás reforça a importância da população no combate a furtos e fraudes. Denúncias podem ser feitas anonimamente pela Central de Atendimento, no número 0800 062 0196.
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