10 de janeiro de 2025
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:34

Operação do corpo de bombeiros treinam crianças para prevenir afogamento nas férias

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promove a Operação Férias Turista Seguro 2017. A ação promove o treinamento com dicas de segurança para evitar acidentes em rios, lagos e piscinas durantes as viagens com a família. De acordo com a corporação, com a chegada dos descansos escolares a procura por cachoeiras, lagoas, rios e piscinas é maior durante esse período e o que ocasiona também o aumento de acidentes de afogamento.

Escolas públicas e privadas têm recebido, nos últimos meses, bombeiros militares para palestras e demonstrações voltadas ao público infantil. Em Goiânia, na próxima terça-feira (27), às 10 horas, o 1º Batalhão Bombeiros Militar vai receber aproximadamente 100 crianças que serão orientadas sobre os riscos do afogamentos e quais as medidas que devem ser tomadas para manter a segurança no ambiente aquático. De acordo com o Comandante da Operação Férias Turista Seguro, Tenente Coronel Pablo Lamaro Frazão, as crianças colocadas nas bordas das piscinas devem sempre estar acompanhada por um responsável, além de não deixarem brinquedos próximos a água.

A facilidade com que o afogamento pode ocorrer agrava-se devido a duas características principais: geralmente ele é rápido e silencioso. Por este motivo, a adequação no ambiente e a supervisão do adulto são essenciais para evitar este risco. Em casa, por exemplo, é importante lembrar que apenas três dedos de água em um balde esquecido na cozinha já representam perigo significativo para uma criança que está começando a andar. Elas têm cabeça mais pesada e gostam de brincar com água, podem se virar e não conseguem voltar.

A corporação lembra que apenas dez segundos são suficientes para que a criança fique submersa em uma banheira; dois minutos são suficientes para que a criança, submersa, perca a consciência; e de quatro a seis minutos para que a criança fique com danos permanentes no cérebro.

O corpo aconselha, usar colete salva-vidas, manter baldes, bacias e banheiras vazias após o uso, fechar a tampa dos vasos sanitários e esvaziar piscinas infantis, além de ter a supervisão total de um adulto nessas horas.  De acordo com o grupo, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar esses acidentes.

Estatística Afogamento em Goiás

2015: 66 ocorrências

afogamento 20152016: 46 ocorrências

afogamento 2016

Leia mais:

 


Leia mais sobre: Cidades