{nomultithumb}
A Polícia Federal (PF) informou que Elvis Presley Mendanha, comissionado lotado na Comissão Permanente de Licitação da Saneago e afastado do cargo por decisão judicial, foi liberado nesta terça-feira (09/04), à meia noite, após o fim do prazo de prisão temporária. As informações são do Jornal O Popular que confirmou a informação com um dos advogados dele, Rodrigo Lustosa.
Presley é investigado por supostamente participar em esquemas de empresas, algumas delas de fachada, para fraudar licitações na Saneago. Segundo a Saneago, ele foi colocado à disposição da da Secretaira de Administração para ser exonerado. O pregoeiro foi preso na última quinta-feira (04/04).
Além das pessoas físicas, também são investigadas na terceira fase, 11 empresas que prestaram serviços à Saneago. De acordo com a PF, elas são suspeitas de fraudar ao menos oito licitações em modalidades conhecidas como Carta Convite, além de 83 contratações feitas pela modalidade de dispensa de licitação, todas entre os anos de 2012 e 2018. A Operação Decantação tem investigado a existência de uma organização criminosa na Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) que seria especializada em fraudes de licitação.
Recentemente, a Polícia Federal chegou a cumprir mandado de busca e apreensão na casa do ex-governador José Eliton e prendeu ex-gestores da estatal, além de pessoas que seriam sócias de empresas favorecidas pelo esquema. Entretanto, todas foram soltas dias depois por determinação da Justiça.
Leia mais sobre: Cidades