A Operação Voltando em Paz, organizada pelo Governo Federal para repatriar brasileiros de Israel já enviou quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro avião chegou ao Brasil na madrugada desta quarta-feira (11) e a segunda já decolou de Tel Aviv, hoje, às 12h30, no horário de Brasília, e está a caminho do país.
Desde o último sábado (7), quando o conflito foi instaurado, o governo criou um gabinete de crise, com objetivo de trazer de volta os brasileiros que tivessem intenção de serem repatriados. O esquema da operação envolve questões como a determinação de prioridade para definir quem embarca primeiro, a designação de equipes de tripulação e de suporte à saúde física e mental dos brasileiros envolvidos e a definição de planos de voo.
Além disso, as equipes de relações internacionais trabalham também na articulação com governos de Israel, Egito e Líbano para traçar possibilidades de corredores humanitários e estratégias de resgate de brasileiros em Gaza. O governo se mobiliza, também, na articulação para confirmar e apurar possíveis vítimas brasileiras decorrentes do conflito e conseguir realizar os primeiros voos de volta com segurança.
O Ministério das Relações Exteriores criou um formulário disponibilizado na internet, para coletar dados dos brasileiros a serem repatriados. Conforme o ministério, até a manhã desta quarta, 2.723 brasileiros já haviam manifestado interesse em sua repatriação.
LEIA TAMBÉM: Família confirma morte de 2ª brasileira desaparecida em Israel
Chegada dos repatriados
A maioria dos repatriados é composta por turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. O primeiro avião da FAB posou na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11). A aeronave trouxe 211 brasileiros.
A segunda aeronave enviada a Israel já decolou de Tel Aviv, hoje às 12h30 (horário de Brasília) com 214 brasileiros, um cachorro e três gatos. A previsão é de 14 horas de voo até a chegada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A FAB enviará, ainda na tarde desta quarta, o quarto avião. A aeronave modelo KC30 (Airbus A330 200) tem decolagem prevista para às 17h. O destino inicial será Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel.
Operação em andamento
Conforme ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha, ainda há muitos brasileiros aguardando a volta para o Brasil. “Nosso objetivo é trazer todos de volta. Ainda temos cerca de 2.500 brasileiros em Israel e 50 brasileiros na Faixa de Gaza até o momento. Estaremos sempre aqui para receber os outros que chegarão. E estamos prontos com o nosso gabinete de crise, atentos a acompanhar todos os que estão na região do conflito”, afirmou.
Com efeito, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tenta negociação com outros países para auxiliar na retirada dos brasileiros que se encontram em zona crítica. Na manhã desta quarta, o ministro conversou com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, por telefone pedindo apoio do Egito na operação de retirada de cerca de 30 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza.
De acordo com o ministro, a saída traçada pela operação Voltando em Paz é pedir a liberação da passagem dos brasileiros pela fronteira entre Gaza e o Egito. “Pedi que nos apoiasse, nos ajudasse a facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza”, disse Vieira.
Leia mais sobre: Conflito em Israel / Governo Federal / Brasil