Na última sexta-feira (19), a Polícia Civil, por intermédio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Anápolis, deflagrou a Operação Curto-Circuito para combater o furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”. A denúncia partiu da Equatorial Energia, empresa responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica local.
Segundo o relatório técnico apresentado pela empresa, foi identificado que uma residência na cidade estava operando sem o relógio medidor, essencial para o controle do consumo de energia. Este tipo de infração pode acarretar sérios riscos, como sobrecarga da rede elétrica, curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupções no fornecimento de energia, incêndios e até mesmo acidentes com risco à população.
Após a análise dos indícios e com a autorização do proprietário para acesso ao imóvel, a polícia realizou uma vistoria no local e confirmou as suspeitas de adulteração na medição da energia. Durante a operação, foram encontradas irregularidades como fiações expostas e a ausência completa do medidor de energia.
A ação contou com o suporte da Superintendência de Polícia Técnico-Científica e técnicos da Equatorial Energia. Diante das evidências, foi efetuada a prisão em flagrante de um indivíduo, por furto de energia elétrica.
Leia mais sobre: Goiás / Polícia Civil de Goiás / Anápolis / Cidades