14 de agosto de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:02

Operação Caixa Preta: PF cumpre mandados de prisão por fraudes contra Caixa Econômica

A Operação Caixa Preta foi deflagrada nesta quarta-feira (1º) pela Polícia Federal (PF), com objetivo de identificar organização criminosa pratica de fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF). Ao todo, foram expedidos 38 mandados, pela 32ª Vara da Justiça Federal, sendo 15 de prisão temporária e 23 de busca e apreensão.

Segundo a PF, a organização criminosa é formada por funcionários da Caixa, empresários, contadores e pessoas físicas que atuam como sócios-laranja de empresas de fachada, criadas para aquisição de empréstimos fraudulentos e destinatárias dos recursos.

A partir das investigações foi contatado que a organização age inicialmente aliciando pessoas para entrar no quadro de sócios das empresas falsas. Em seguida, o grupo elabora documentação falsa para conseguir os pedidos de empréstimo. A suspeita é de que as fraudes tenham causado prejuízo acima de R$ 50 milhões à CEF.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupções ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da Operação faz referência ao trabalho desenvolvido pela auditoria da instituição que, por meio do monitoramento e controle da regularidade dos contratos de empréstimos realizados, constatou fraudes em várias operações de créditos associadas à mesma organização.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários