26 de dezembro de 2024
Cidades

Operação 13 de julho: funcionário público é suspeito de desviar mais de R$ 3 milhões

Foi deflagrada nesta sexta-feira (18) a Operação 13 de julho, pela Polícia Federal (PF), que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que praticava fraudes para obtenção de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Ao todo, serão cumpridos 37 mandados de busca e apreensão domiciliar, seis de prisão temporária e 24 de condução coercitiva, expedidos pela 5ª Vara Federal do Mato Grosso. De acordo com a PF, a Operação será realizada nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Denise, Nova Marilândia, Arenápolis, Nobres, Novo São Joaquim, Cáceres e Morrinhos (GO).

A investigação teve início com a instauração de inquérito policial em abril deste, quando foi verificada a existência de associação criminosa chefiada por empregado público da CEF. Segundo informações, o suspeito simulava a contratação de empréstimos consignados em nome de terceiros, informando falsamente que o mutuário seria servidor público. Calcula-se que mais de R$ 3,2 milhões foram desviados.

Os suspeitos responderão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, peculato impróprio, corrupção ativa, lavagem de capitais e de associação criminosa.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Federal no Mato Grosso.


Leia mais sobre: Cidades