12 de setembro de 2024
Alerta • atualizado em 21/10/2023 às 18:36

Onda de calor: temperaturas em Goiás podem bater os 40ºC nos próximos dias

O Inmet emitiu alerta de temperaturas extremas em todo o Estado. O sistema de calor está ligado ao fenômeno El Niño
Em Porangatu a temperatura pode bater os 40ºC neste final de semana. Foto: Reprodução
Em Porangatu a temperatura pode bater os 40ºC neste final de semana. Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de temperaturas extremas para o Estado de Goiás. Nos próximos dias, a previsão é que os termômetros batam a marca de 40ºC em algumas cidades do Estado.

De acordo com o prognóstico do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o sistema de calor está ligado ao fenômeno El Niño. Conforme a previsão, há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e formação de tempestades, o que aumenta a preocupação.

Segundo o gerente da Cimehgo, André Amorim, o final do mês de outubro promete chuvas associadas ao calor. “Na próxima semana temos aí já algumas pancadas de chuva. A situação é que, infelizmente, temos situação de calor, isso preocupa porque nós podemos ter tempestades. Esse finalzinho de outubro e começo de novembro vai ter chuvas em praticamente todas as regiões”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Com previsão de altos índices de chuvas para próximos meses, Governo apresenta operação especial de prevenção e socorro

Neste sábado (21), as temperaturas já atingiram níveis extremos. Em Porangatu a máxima foi de 40ºC, o que se repetirá também no domingo (22). Em Jataí e Rio Verde as temperaturas podem chegar a 37ºC, e em Goiânia 36ºC.

A recomendação das autoridades de saúde é para atenção redobrada com a hidratação, evitar prática de exercícios durante horários com baixa umidade, principalmente no período da tarde, e dar preferência para consumo de alimentos mais leves. Durante o final de semana, há grandes chances de, além do calor extremo e baixa umidade, a ocorrência de tempestades isoladas com rajadas de vento e raios em Goiás.


Leia mais sobre: / / / / Notícias do Estado

Comentários